João Pessoa
Feed de Notícias

Emater mobiliza estudantes e faz plantio de árvores em Alagoa Grande

sexta-feira, 30 de agosto de 2013 - 11:31 - Fotos:  Secom-PB

Oitocentos alunos de 27 escolas das redes pública e privada do município de Alagoa Grande, no Brejo, participaram de um plantio coletivo de árvores organizado em parceria entre a Emater e a Prefeitura da cidade.

O plantio ocorreu em área destinada à prática de esportes. As mudas, de árvores nativas da região, ajudarão na recuperação das matas ciliares do Rio Mamanguape, que banha a cidade.

O parque em que a Emater e a Prefeitura Municipal estão fazendo o reflorestamento mede sete hectares. A primeira parte do replantio ocorreu nos lados da passarela de 1.200 metros onde as pessoas fazem caminhadas.

Há 20 anos a Emater trabalha em Alagoa Grande na conscientização ambiental e, há oito anos instalou o Bosque Milton Veloso, onde antes existia um lixão”, afirmou o extensionista Paulo Luiz dos Santos. O trabalho lá tem o apoio e orientação dos técnicos José Airton de Farias e Roberto Luiz de Oliveira.

Segundo o extensionista, a participação das crianças no plantio faz parte do esforço de mobilização que o órgão tem feito na cidade, levando à população noções sobre o cuidado com o meio ambiente.

Na ocasião, Alexandre José Marques de Fonseca, coordenador regional da Emater em Guarabira, disse que o programa tem por objetivo desenvolver na população do município uma consciência sobre desenvolvimento sustentável e preservação do meio ambiente como responsabilidade de todos. “A prefeitura ratificou a decisão de continuar a parceria com a Emater também no que se refere à preservação do meio ambiente”.

A proposta de campanha conscientização permanente de preservação do meio ambiente em Alagoa Grande, numa ação coordenada pelo escritório regional da Emater em Guarabira e executada pelo escritório local, começou no ano de 2002 com o lançamento do Programa “Desenvolvimento Sustentável e Preservação Ambiental: responsabilidade de todos”.

A Emater e a prefeitura desenvolveram várias atividades de preservação ambiental, promoveram palestras nas escolas e caminhadas ecológicas. Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (CMDRS), associação dos produtores rurais e professores escolas públicas e privadas participam das atividades.