Fale Conosco

17 de fevereiro de 2012

Emater mobiliza agricultores para participar de mutirões de documentos realizados pelo MDA



A Emater Paraíba, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), está integrada ao Programa de Emissão de Documentos, uma ação fundamental para a inclusão social dos trabalhadores rurais, seja na reforma agrária ou na agricultura familiar, porque permite acesso a documentos civis e trabalhistas e aos direitos previdenciários. No ano passado, foram contemplados 63 municípios, com a realização de 72 mutirões, resultando em 33.344 atendimentos entre os meses de agosto e dezembro.

Empresa vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), a Emater tem contribuído com a mobilização das famílias para a participação dos mutirões, porque está presente em todos os municípios paraibanos. Participam desses mutirões a Defensoria Pública, funcionários do INSS, sindicatos, Banco do Nordeste, conselhos tutelares, Secretaria de Saúde, Emater e outros parceiros. Essa ação está com uma nova programação em fase de elaboração.

O presidente da Emater, Geovanni Medeiros, informou que os técnicos da empresa estão sendo orientados para fazer todo o trabalho de articulação e mobilização entre as famílias rurais e sindicatos de trabalhadores rurais para participar destes mutirões.