João Pessoa
Feed de Notícias

Emater leva programa de educação a comunidades rurais

quinta-feira, 8 de outubro de 2009 - 10:02 - Fotos: 

A implantação do programa há poucos dias no município do Conde contemplou oito localidades e a participação de centenas de pessoas. Inicialmente, por intermédio da equipe de extensionistas da Emater do Conde, sob a coordenação da assessora estadual Ivanalda Dantas Di Lorenzo, do Núcleo de Extensão Social (NUESO), da Emater Estadual, foi desenvolvido um amplo trabalho de conscientização e divulgação da proposta nas escolas e associações rurais do município para uma maior integração com o programa “Arca das Letras”. Ao final do trabalho foi realizado um curso para 16 agentes de leitura que estão incumbidos de levar o programa às famílias rurais.

A Secretaria Municipal de Educação de Conde, por iniciativa do prefeito Aluísio Vinagre Régis e do vice-prefeito Quintino Régis de Brito Neto, estendeu a proposta de continuidade do Programa Arca das Letras às demais comunidades que ainda não foram contempladas. Neste sentido, já destinou 08 móveis, tipo estantes, para igual número de comunidades rurais, destinados a abrigar o acervo literário do Programa, que conta ainda com o apoio de vários outros órgãos como Incra e Banco do Brasil, todos engajados para o sucesso do “Arca das Letras” no Estado.

Como o “Arca das Letras” é um programa contínuo, a proposta da Emater é que ele se estenda por toda a Paraíba, colocando a disposição de cada comunidade dois agentes de leitura para atender as famílias do campo no empréstimo de livros. Até agora foram contempladas 269 comunidades em 60 municípios. Desse total estão sob a responsabilidade da empresa 30 arcas em três municípios: Lucena, Conde e Pedras de Fogo.

Segundo o presidente da Emater, Hermano Araújo, a expectativa é de que o município do Conde, assim como os demais municípios paraibanos, avance no processo educativo do campo, considerando a realidade das pessoas envolvidas pelo programa, especialmente agricultores e agricultoras familiares trabalhados por órgãos federal, estadual e municipal.

Lourdinha Araújo, Assessoria de Imprensa da Emater-PB