João Pessoa
Feed de Notícias

Emater leva ações da Jornada de Inclusão para Alagoa Grande

terça-feira, 3 de setembro de 2013 - 14:33 - Fotos: 

A região do Brejo Paraibano está sendo contemplada com as ações da Jornada de Inclusão Produtiva, que consiste em permitir que agricultores familiares possam ter acesso a projetos de financiamento produtivos, de aquisição de imóveis rurais, de crédito rural e comercialização, numa ação concentrada e articulada entre governos municipais, estadual e federal. No último final de semana, a jornada foi realizada na cidade de Alagoa Grande, quando foram preparados cadastros para aquisição de milho junto a Conab, Pronaf Estiagem, além da entrega da Declaração de Aptidão ao Produtor (DAP), que permite a comercialização ao Pnae e PAA.

O público pode conferir exposição de produtos orgânicos da agricultura familiar e palestras sobre gastronomia e a qualidade do leite, seguido de degustação. Artesões expuseram seus produtos e houve exposição de licor de pimenta, geleia e molhos. Houve também a distribuição de mudas de essências florestais.

O evento teve a participação do prefeito Hildo Regis Filho (Bôda), vice-prefeito José Wamberto do Nascimento e do presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento de Recursos Sustentável (CDMRS), Antonio Renato Fernandes. O gerente do BNB, Mauro Monteiro da Silva Júnior, falou da liberação de recursos, principalmente de animais, máquinas e equipamentos, e repassou informações sobre dívidas e concessão de crédito.

O diretor técnico da Emater, Erasmo Lucena, fez a entrega de DAP’s para agricultores familiares e falou da importância das parcerias com a prefeitura municipal e outros órgãos em favor da agricultura familiar. O diretor administrativo, Francionildo de Araújo (Peninha), também compareceu ao evento.

O extensionista José Airton agradeceu a presença de todos e disse que o evento é uma confraternização dos agricultores. Já o diretor da Faepa, Ivanildo Pereira da Silva, falou da importância da presença e do compromisso da Emater no evento. O gerente executivo Benélio Araújo representou o secretário executivo da Agropecuária e da Pesca, Rômulo Montenegro.