Fale Conosco

14 de maio de 2009

Emater lança Programa do Girassol na região de Itabaiana



O evento começa às 9h00, na Câmara Municipal, com uma palestra sobre toda a operacionalização do programa, seguida de uma demonstração prática, no sítio Salgado, pertencente a Antônio de Augusto, onde os extensionistas irão ensinar aos agricultores todo o processo de cultivo do girassol.

Na última segunda-feira, também na região de Itabaiana, no município de Mogeiro, foi feito o cadastramento de produtores interessados em participar do programa, entre eles o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Severino Domingos da Silva. Eles participaram de uma palestra sobre todo o sistema produtivo do girassol e de uma demonstração de plantio da cultura no assentamento Novo mundo.

Para o extensionista João Luiz Borges Filho, responsável pela mobilização e articulação do programa em Mogeiro, a expectativa dos agricultores com o cultivo do girassol é bastante satisfatória, tendo em vista que a sua comercialização é garantida pelo Governo Federal. Ele adiantou que o prefeito Antônio Ferreira já se comprometeu em apoiar o programa ajudando os agricultores com o corte de terra e aquisição do adubo foliar, que irão contribuir de maneira significativa para o desenvolvimento da cultura no município.

Segundo o coordenador regional da Emater em Itabaiana, Antônio Jocemar, a meta inicial para Mogeiro é a implantação de 36 hectares de girassol, beneficiando 18 agricultores. As sementes se encontram estocadas na sede do escritório regional em Itabaiana, prontas para serem distribuídas com os 18 produtores selecionados no município, sendo que cada um deles irá receber 10 quilos. Vale ressaltar que as sementes foram distribuídas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que pretende inserir outras oleaginosas como algodão, mamona e pinhão roxo no programa.

Para os interessados em participar do Programa do Girassol na região, conforme Jocemar, o Pronaf financiará o custeio por meio dos Bancos do Nordeste e do Brasil em três níveis tecnológicos de produção. Em Juripiranga, o prefeito Tom Maroja, por intermédio da Secretaria Municipal de Agricultura, à frente Antônio Hermínio, se propôs em disponibilizar aos agricultores beneficiados todos os meios necessários para o um bom desempenho do programa no município.

Já prevendo uma participação significativa dos municípios no avanço da área plantada com girassol na Paraíba, os responsáveis pelo programa na região de Itabaiana veem com entusiasmo que esta ação trará de positivo para que o programa se fortaleça e cresça como vem ocorrendo em outros estados do Nordeste, a exemplo do Ceará e Rio Grande do Norte.