João Pessoa
Feed de Notícias

Emater intensifica campanha de vacinação contra a aftosa

terça-feira, 13 de abril de 2010 - 15:04 - Fotos: 
Uma das principais metas do Governo do Estado é tornar a Paraíba livre de febre aftosa. Para tanto, firmou parcerias com os órgãos do setor público agrícola, dentre eles a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB) que está mobilizando seus técnicos nos 223 municípios por meio dos 239 escritórios locais, regionais e central, a fim de imunizar até o dia 30 de abril, o rebanho estadual de bovinos e bubalinos.

São aproximadamente 1 milhão e 300 mil animais que deverão ser vacinados com orientação dos técnicos da Emater, que estão trabalhando arduamente e driblando inúmeras dificuldades de conscientização dos agricultores sobre a importância da vacinação e de divulgação, que em muitos casos está sendo feita corpo a corpo. A informação é do diretor Técnico da empresa, Afonso Cartaxo, durante reunião que coordenou na manhã desta terça-feira (13), na sede da instituição com a presença do coordenador da Defesa Animal da região de João Pessoa, Benélio Araújo, e dos médicos veterinários Lino Gonçalves e Marcelino de Freitas.

Na opinião de Lino Gonçalves, um dos principais articuladores da campanha de aftosa na empresa, para atingir a meta de 90% dos animais vacinados é preciso uma parceria segura e concreta entre a Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), Defesa Animal e Emater, além de divulgação massiva da imprensa em suas diversas modalidades e apoio da igreja.

Lino informa que cada animal vacinado custa ao agricultor um valor de aproximadamente R$ 1,50 e sugere que os produtores que têm um rebanho reduzido se organizem em grupos a fim de evitar o desperdício, uma vez que o frasco do medicamento imuniza 10 cabeças.

No município de Matureia, localizado na região administrativa de Princesa Isabel, além da campanha de vacinação contra febre aftosa, a Emater local, em parceria com a prefeitura municipal, está intensificando campanhas de combate, controle e erradicação das zoonoses do rebanho animal, que é de 3.197 cabeças entre bovinos, eqüinos e caprinos, beneficiando 402 criadores.

De acordo o chefe do escritório local, Hildener Lucena da Costa, semestralmente é realizada campanha de vacinação e erradicação da brucelose bovina vacinando as bezerras em idade de 03 a 08 meses. Neste ano, já foram imunizados 206 animais, beneficiando 159 pecuaristas.
Os animais, segundo Hildener, estão sendo vacinados por um grupo de vacinadores devidamente treinados pela Emater e nesta campanha de febre aftosa, a exemplo dos anos anteriores, espera-se atingir o índice de cobertura vacinal de 100% do rebanho.

Levando em consideração a incidência de casos de raiva no ano passado no município, a Emater, junto com a prefeitura, resolveu incrementar, também neste mês de abril, a campanha de vacinação contra essa doença. As campanhas, ora realizadas, tem a finalidade de assegurar a saúde do rebanho e, consequentemente o desenvolvimento econômico sustentável dos agropecuaristas de Matureia.

Da Assessoria de Imprensa da Emater-PB