Fale Conosco

17 de novembro de 2011

Emater intensifica campanha de febre aftosa na região administrativa de Itabaina



Criadores de vários municípios da região administrativa de Itabaiana participaram, nessa quarta-feira (16), de mais um dia “D” da Campanha de Erradicação de Febre Aftosa. O evento, que integra o plano estratégico do Governo do Estado para tornar a Paraíba zona livre de aftosa, aconteceu no assentamento João Pedro Teixeira, no município de Mogeiro, e reuniu dezenas de pessoas, entre elas agricultores familiares, representantes de associações rurais, prefeituras, sindicatos, extensionistas e diversas autoridades do setor agrícola.

O coordenador da campanha na Emater Paraíba, o veterinário Lino Gonçalves, abriu o evento representando o secretário de Estado da Agricultura, Marenilson Batista. Ele falou da importância da erradicação da aftosa para o fortalecimento da economia sustentável paraibana, reforçando que o rebanho “é de excelente qualidade genética”, o que poderá abrir novos mercados, interno e externo, para produtos e derivados da pecuária.

Seguida da abertura, o técnico do escritório local da Emater de Mogeiro, João Luiz Borges Filho, começou a vacinação de cerca de 40 animais. Os agricultores presentes puderam ver, na prática, todo o processo de vacinação orientada. Na ocasião, o veterinário Antônio Jocemar da Silva, assessor regional da Emater em Itabaiana, destacou os cuidados que se deve ter para vacinar os animais e, assim, obter uma imunidade satisfatória.

O passo a passo de uma boa vacinação, segundo ele, começa na aquisição da vacina na farmácia veterinária e passa pelo transporte e a embalagem adequada, a conservação na geladeira, o transporte até o curral; os cuidados que se deve ter para evitar os caroços por meio de uma boa esterilização de seringas, pistolas e agulhas e desinfecção do local de aplicação; o processo de abastecer seringas e pistolas e, finalmente, o local e a via adequada para vacinação.

O Secretário da Agricultura de Mogeiro, Severino Avelino da Silva, encerrou o evento agradecendo o esforço do Governo do Estado na tentativa de erradicar a aftosa do território paraibano.

Itatuba – O dia “D” de vacinação assistida e a atualização cadastral em Itatuba, pertencente à região administrativa da Emater de Itabaiana, foi realizado na sexta-feira (11) e mobilizou 55 criadores da associação de leite do município. Na ocasião, foi proferida palestra pelos técnicos Geogles Dantas da Rocha e Antônio Jocemar, este último coordenador das ações da Campanha de Aftosa na região do Baixo Paraíba.