Fale Conosco

6 de maio de 2009

Emater intensifica a vacinaçãocontra febre aftosa



A Unidade Operativa da Emater de Maturéia, região administrativa de Princesa Isabel, no Alto Sertão paraibano, está intensificando as campanhas de vacinação contra a febre aftosa e brucelose bovina no município. O trabalho, acompanhado pelo coordenador regional Evaristo Diniz Cavalcanti, é uma parceria da empresa com a prefeitura local, que disponibilizou 2.600 vacinas para imunizar igual número de animais.

Para dinamizar ainda mais a campanha, segundo informou o chefe do escritório local de Maturéia, Hildenêr Lucena da Costa, o prefeito Daniel Dantas Wanderlei contratou uma veterinária credenciada no Ministério da Agricultura, que executará a vacinação contra brucelose em todas as bezerras de três a oito meses existentes no município.

A campanha está sendo coordenada e monitorada diariamente pela equipe local da Emater, que tem prestado a assistência técnica devida, orientando os pecuaristas da região quanto à importância e a obrigatoriedade da vacinação, com vistas à erradicação da febre aftosa no Estado e também sobre as determinações do Plano Nacional de Combate a Brucelose e a Tuberculose Bovina.

Os extensionistas de Maturéia promovem frequentemente reuniões nas comunidades rurais, enfatizando a importância e a obrigatoriedade de manter em dia o calendário de vacinação contra as principais zoonoses. Além do cadastramento dos animais, os técnicos da Emater treinam equipes de agricultores para a realização correta do trabalho técnico de contenção e vacinação dos animais. Recentemente, vários produtores da comunidade Cachoeira de Maturéia foram treinados em vacinação prática.

Um dos principais trabalhos realizados pela equipe da Emater foi a vacinação do rebanho bovino da Fazenda Angicos, de propriedade de Leôncio dos Santos. Segundo Hildenêr Lucena, o objetivo da campanha é vacinar 100% do rebanho na região, tornando as propriedades rurais e os municípios livres de doenças nos animais, o que favorece a valorização comercial desse mesmo rebanho.