Fale Conosco

4 de junho de 2013

Emater instala Comissão Interna de Prevenção de Acidentes



A diretoria da Emater Paraíba, preocupada com as melhorias das condições de trabalho, instalou a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), composta por oito membros para um mandato de um ano. A Cipa é regulamentada pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) nos artigos 162 a 165 e pela Norma Regulamentadora 5 (NR-5), contida na portaria 3.214 de 08.06.78 do Ministério do Trabalho.

Na solenidade de posse, ocorrida no auditório da Emater, na manhã desta terça-feira (4), estavam presentes os diretores administrativo Francionildo de Araújo (Peninha) e o diretor técnico Erasmo Lucena, além de vários chefes de núcleos da coordenadoria. O presidente Geovanni Medeiros, que viajou à Brasília para participar de reunião no Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), deixou sua mensagem de sucesso para os integrantes da Cipa.

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) é um instrumento que os trabalhadores dispõem para tratar da prevenção de acidentes do trabalho, das condições do ambiente do trabalho e de todos os aspectos que afetam sua saúde e segurança.

O objetivo básico é fazer com que empregadores e empregados trabalhem conjuntamente na tarefa de prevenir acidentes e melhorar a qualidade do ambiente de trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

A Cipa é composta de representantes do empregador e dos empregados, de acordo com o dimensionamento previsto, ressalvadas as alterações disciplinadas em atos normativos para setores econômicos específicos.

As principais funções são a divulgação junto aos trabalhadores informações relativa à segurança e saúde no trabalho. Divulgar e promover o cumprimento das normas regulamentadoras e promover anualmente , quando possível, a semana interna de prevenção do trabalho, entre outras atribuições.

Eleitos: Francisco José Bento da Silva – (Patos), Maria Verônica de Medeiros Lima – (Nucom), Simone Maria Acciolly Pedrosa – (Numap), Adalberto Alves da Silva – (Nucom). Indicados pela Emater Paraíba: Denise Sales de Lima – (Coper), Verneck Abrantes de Sousa – (Coreg. Campina Grande), Joilton Feitosa Nunes – (Dirad), Vilma Borges Wiese – (NUDRH).

Os trabalhos da Cipa serão acompanhados pela empresa Reprenag Representações e Engenharia, que ganhou a licitação, e fará todo o treinamento, informaram seus representantes Aleudson Junior e Erison de Lima.