João Pessoa
Feed de Notícias

Emater inicia sua programação de atividades para 2010

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010 - 11:55 - Fotos: 

Os trabalhos da extensão rural na Paraíba para o exercício de 2010 estão sendo retomados esta semana pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB) por meio de uma série de atividades em vários pontos do Estado. 
           
Começando pela região de Princesa Isabel o diretor Técnico da Emater, Afonso Waltemir Cartaxo, irá reunir os extensionistas locais, nesta quinta-feira (07), para traçar uma estratégia de ações de revitalização dos trabalhos de assistência técnica e extensão rural para toda região, incluindo a microrregião de  Serra do Teixeira, que se destaca pela sua potencialidade agrícola  e produtos por excelência do feijão phaseolus, mandioca, palma forrageira, mamona e girassol.
              
Na sexta-feira (08), haverá um encontro com os produtores da cultura de mandioca na comunidade de Lagoa de São João.No sábado (09), será a vez dos técnicos da empresa e presidentes de 48 associações rurais do município de Manaíra se reunirem para discutir alternativas voltadas para o desenvolvimento econômico e social daquele município.
 
Despesca
 
O diretor administrativo da Emater, José Marinho de Lima, participará nesta quinta-feira (07), no município de Amparo, região administrativa de Serra Branca, no Cariri Paraibano da primeira despesca que acontecerá na unidade demonstrativa do programa Água doce.
          
Na oportunidade, o engenheiro de Pesca, Celso Carlos Duarte, da Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (Empasa) fará uma demonstração da técnica adequada para despesca. Os produtos oriundos desse processo serão comercializados no mercado regional proporcionando, desta forma, renda para as famílias contempladas com o programa.
          
Segundo Marinho, a previsão da despesca é atingir em torno de setecentos quilos, que vendidos ao preço de 4 reais o quilo, proporcionará uma renda de aproximadamente R$ 2.800, que será dividido entre os beneficiados do programa. 
            
O Programa Água Doce integra as iniciativas do Governo Federal de garantir acesso à água de qualidade para todos. Coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente tem como objetivo estabelecer uma política pública permanente de acesso à água potável, com foco na população de baixa renda do semi-árido brasileiro. Na Paraíba, o programa é coordenado pela Agencia Executiva de Águas do Estado da Paraíba (Aesa) em parceria com a Emater. 

 
Da Assessoria de Imprensa da Emater-PB