João Pessoa
Feed de Notícias

Emater incentiva agricultoras de Santa Cecília a cultivarem hortas orgânicas

segunda-feira, 16 de junho de 2014 - 12:16 - Fotos: 

A iniciativa dos extensionistas que integram a Unidade Operativa da Emater Paraíba em Santa Cecília, no Cariri, de implantar canteiros para a produção de hortaliças orgânicas, está evitando a entrada de produtos vindos de Pernambuco e criando hábitos alimentares saudáveis. Desde janeiro deste ano, um grupo de mulheres das Associações Comunitárias de Sariema e Zé de Moura está produzindo alface, pimentão, cenoura, couve-flor, coentro e salsa, entre outros, comercializados na feira livre da cidade.

Através desse projeto, as agricultoras estão evitando que as hortaliças comercializadas no município de Santa Cecília venham do Estado do Pernambuco, provenientes de grandes centros de comercialização, especialmente de Recife, culturas manejadas de método convencional utilizando diversos produtos agrotóxicos.

Segundo o extensionista Ailton Francisco dos Santos, essas hortaliças eram encontradas apenas no sábado pela manhã ou, no máximo, até o domingo, a maioria murcha e de péssima qualidade. “Essa realidade está mudando aos poucos, devido a uma iniciativa da Unidade Operativa local da Emater Paraíba, que vem trabalhando desde janeiro na implantação de hortas orgânicas comunitárias. Encontram-se instaladas e já produzindo, duas hortas nas comunidades Sariema e Zé de Moura. As hortas são manejadas especialmente por mulheres da associação comunitária da Sariema”, afirmou.

Embora pequenas e em fase inicial de produção, a demanda por hortaliças já é grande no município. Segundo dona Nanci, do sítio Zé de Moura, muitas pessoas estão indo em sua residência a procura de verduras. A presidente da Associação da Sariema, dona Severina, conhecida como Dita, que cultiva hortas, inicialmente pensava em vender para merenda escolar, mas como os preços estão muitos baixos, decidiu que a produção destina-se ao mercado interno. “A produção está apenas no início, mas estamos nos organizando para aumentar a produção e atender a demanda da cidade”, disse dona Dita.

O escritório da Emater Paraíba em Santa Cecília realiza palestras em outras comunidades visando implantar mais hortas orgânicas. A parceria com uma escola do município propicia a instalação de uma horta orgânica, mas a intenção é expandir para todas as escolas da zona rural deste que tenham condições para a produção de hortaliças. “Já estamos realizando palestras para alunos do primeiro ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio. Pretendemos envolver todos os alunos da rede municipal de ensino na produção de hortas orgânicas escolares”, comentou Ailton.

A Emater Paraíba em Santa Cecília está incentivando a organizar as hortas utilizando garrafas “peti”, que além de ser um meio ecologicamente correto, evita que sejam jogadas no meio ambiente. As garrafas facilitam a confecção dos canteiros, além de dar uma boa estética à horta.