João Pessoa
Feed de Notícias

Emater inaugura novas instalações em Maturéia

segunda-feira, 28 de setembro de 2009 - 12:12 - Fotos: 

A obra foi construída e cedida pela Prefeitura Municipal, por intermédio do prefeito Daniel Dantas, uma das autoridades presentes à inauguração. Além de modernas instalações hidráulicas e elétricas, o novo escritório conta, também, com internet banda larga, facilitando a comunicação.

O evento contou ainda com a presença do vice-prefeito do município, vereadores, do coordenador da Emater em Princesa Isabel, Gilberto Alves Lisboa, representantes dos Bancos do Brasil e do Nordeste, do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDR), dos presidentes de 19 associações municipais rurais e de centenas de agricultores familiares assistidos pela Extensão Rural no município. Na ocasião, extensionista Hildenêr Lucena da Costa, responsável pelo escritório local da Emater, fez uma explanação das atividades  desenvolvidas pelo órgão no município.

Segundo ele, a Emater elaborou este ano cerca de 700 projetos para agricultores familiares, num montante de R$ l.121.888,00, nos termos das linhas de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) nas categorias B e C, além de promover treinamentos sobre Cochonilha do Carmim, e desenvolver técnicas de vacinação de bovinos. Promoveu, ainda, capacitação de membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável.

O técnico Hildenêr Lucena da Costa informou, ainda, sobre a realização de campanhas contra a brucelose e febre aftosa, atendendo 362 criadores de Maturéia, o que beneficiou o rebanho bovino de 2.373 cabeças. Foi feito o peixamento de açudes públicos com a distribuição de 52 mil alevinos. Foi realizada também a distribuição de 3.600 mudas frutíferas para a formação de pomares domésticos, verificando-se a implantação de unidade de caju precoce nas comunidades de São João, Santa Tereza e Monte Belo, onde se verificou a instalação de Unidades Demonstrativas de palma forrageiras e com destaque para o trabalho realizado em Cachoeira e Grotão.

Durante o evento, a equipe técnica da Emater e representantes dos Bancos do Nordeste e do Brasil liberaram o pagamento de 22 operações de crédito a agricultores familiares de Maturéia, o que contou com o apoio da Prefeitura Municipal local.

Assessoria de Imprensa da Emater