Fale Conosco

15 de junho de 2009

Emater implanta projeto Horta na Escola em Itabaiana



Criar senso de agroecologia e meio ambiente é o objetivo principal do projeto Horta na Escola que a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-PB) está executando na região administrativa de Itabaiana, no Baixo Paraíba. A primeira unidade, implantada no colégio estadual do município, beneficia mais de 1.500 alunos com o cultivo de olerícolas diversas utilizadas na merenda escolar.

O projeto é resultado de parceria entre a Prefeitura Municipal de Itabaiana, Emater e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), responsável pelo fornecimento das sementes de hortaliças. Até o início de julho deste ano, segundo o técnico responsável pelo projeto, extensionista Ricardo Pereira de Farias, as próximas hortas serão implantadas nas cidades de Caldas Brandão e Gurinhém, atingindo cerca de 10 mil alunos da rede pública de ensino. A meta da empresa é instalar unidades nos l2 municípios jurisdicionados pela região de Itabaiana.

O técnico disse que a intenção das hortas escolares, além de despertar para a importância da preservação do meio ambiente, é alimentar e servir de laboratório vivo, já que serão utilizadas como ferramenta prática nas disciplinas da grade curricular.

O projeto prevê palestras agroecológicas, de higiene e de cuidados com o lixo nas escolas e comunidades, e ainda ações de distribuição de mudas, a exemplo do que ocorreu em Caldas Brandão, no dia 5 deste mês, durante as comemorações do ‘Dia Mundial do Meio Ambiente’. Na ocasião, foram entregues 250 mudas de espécies nativas e frutíferas a pessoas da comunidade, iniciativa apoiada por professores da região que estão atuando como voluntários no projeto.

Da Assessoria de Imprensa da Emater-PB