Fale Conosco

1 de junho de 2009

Emater implanta Feira do Agricultor Familiar em todo o Estado



Para definir os critérios da instalação da Feira do Agricultor Familiar de Piancó, a ser inaugurada até o final de junho, se reúnem nesta segunda feira (1º), na sede do município, técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB), representantes da prefeitura local e de associações de produtores rurais.

O empreendimento beneficiará diretamente nove municípios da região e já conta com 30 barracas padronizadas doadas pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep).
            
A intenção da Emater, segundo o seu presidente Hermano Araújo, é instalar feiras nos 223 municípios paraibanos. O objetivo é oferecer produtos de boa qualidade à população, vindos direto do campo, sem a ação de intermediários, e o que é melhor, com preços abaixo dos praticados no mercado. Até agora foram implantadas 10 feiras. A última foi inaugurada no dia 30 de abril, em Água Branca, região administrativa de Princesa Isabel.
        
O evento está sendo realizado às quintas-feiras, a partir das 5h, com a participação de 50 agricultores familiares da região, que recebem assistência do técnico Robison José Pessoa, da Emater local, sob supervisão do coordenador regional Francisco Evaristo Diniz. A infraestrutura da feira conta com 50 barracas, 50 balanças, 30 frízeres, caixas, jalecos, cadeiras, entre outros equipamentos, adquiridos com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Governo do Estado. Outros parceiros como Sebrae, Fetag, Sindicato dos trabalhadores local, Sesi, além da Prefeitura Municipal, por meio das secretarias da Agricultura, da Saúde e Ação Social, também apoiam a feira.

As demais feiras acontecem às sextas-feiras, a partir das 5h, na sede da Emater, localizada no km 13.3, da estrada de Cabedelo, nas cidades de Guarabira, Alagoa Grande, Puxinanã, Areia e Congo. Em Mogeiro, às quartas-feiras. Já em Campina, a Feira do Agricultor Familiar, que é denominada Feira do Agricultor de Campina Grande (Feagro), se realiza três vezes por semana: às quartas-feiras no pátio da UFPB, as sextas no Parque do Povo, no centro da cidade e aos sábados no bairro das Malvinas.

Da Assessoria de Comunicação da Emater-PB