João Pessoa
Feed de Notícias

Emater faz levantamento hídrico para construção de barragens subterrâneas

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014 - 18:19 - Fotos: 

Extensionistas da Emater Paraíba estão fazendo levantamento de condições e do potencial hídrico de comunidades rurais no município de Cuité de Mamanguape para orientar a construção de barragens subterrâneas, recuperar açudes e perfurar poços artesianos.

O trabalho feito em parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal vai beneficiar diretamente agricultores familiares. Nas escavações serão utilizadas as máquinas que a Prefeitura recebeu do Governo Federal via PAC 2. A prioridade será para onde existe maior carência de água, informou a prefeita Isaurina Meireles Santos de Brito.

A recuperação de poços e de açudes e a construção de barragens subterrâneas vai viabilizar água para consumo humano e animal e para a irrigação agrícola, beneficiando agricultores familiares que já são fornecedores do Programa Nacional de Aquisição de Alimentos (Pnae). A meta é também integrar agricultores familiares ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), explica Manuel Bezerra, chefe do escritório local da Emater.

A barragem subterrânea consiste numa tecnologia alternativa de captação, armazenamento e contenção da água de chuva sob o solo. A barragem é instalada em ponto estratégico do terreno, transversalmente ao curso da água do rio, por onde escorre o maior volume de água. Dessa forma é possível captar maior quantidade no momento da chuva.

Nessa ação, o agricultor entra como parceiro, dando como contrapartida a lona (de seis metros de largura por 36 metros de comprimento), a Emater entra com o apoio técnico e a Prefeitura com a máquina retroescavadeira, que faz a parte mais importante da barragem que é a escavação e o fechamento da vala, depois de colocada a lona.