Fale Conosco

7 de julho de 2011

Emater faz campanha sobre silagem de ração animal em Patos



A Emater Paraíba está executando o Programa Estadual de Alimentação Animal, lançado pela Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), que é voltado para atender aos agricultores familiares e criadores em períodos de longas estiagens, com a realização de eventos para mostrar a importância de armazenar ração usando plantas nativas de cada região.

A campanha de armazenamento de forragem na região de Patos, por exemplo, teve início no mês de junho, com a produção de silagem e fenação em 16 municípios e terá prosseguimento até o dia 15 deste mês, informou o coordenador regional da Emater Patos, Francisco Acácio da Silva. Para encerrar os trabalhos será realizado um dia de campo no município de Salgadinho.

Durante 45 dias, os criadores e agricultores familiares estão tomando conhecimento da forma correta para armazenar ração animal. Neste período já foram produzidas e armazenadas cerca de duas mil toneladas de silagem em silos de superfície e realizados eventos (dia especial) com a presença de criadores assistidos pela Emater dos municípios de Junco do Seridó, Várzea e Patos.

Francisco Acácio destacou a importância da produção e armazenamento de forragem (fenação e ensilagem) na região do semi-árido porque um período longo sem chuvas obriga os criadores a adquirir ração suplementação para os rebanhos. “Os criadores que adotarem as práticas da fenação e ensilagem irão permitir que seus rebanhos atravessem todo o período de estiagem sem precisar obrigatoriamente de recorrer à aquisição de suplementação alimentar para seus animais”, explicou.

Para garantir o sucesso da campanha, foi recuperada uma moto-ensiladeira que está sendo utilizada nas práticas de ensilagem nos municípios da região.