Fale Conosco

20 de dezembro de 2011

Emater entrega veículos de carga para agricultores familiares



Durante a solenidade do Dia da Inclusão Produtiva nesta terça-feira (20),em Campina Grande, foram assinados contratos pela Emater Paraíba que garantem ações das Chamadas Públicas dos Territórios da Mata Sul, da Mata Norte e do Médio Sertão, beneficiando 3.780 famílias em 56 municípios, com recursos de R$ 2.765.298,62 do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Serão ações na organização da produção para comercialização, empreendimentos agroindustriais, apoio à juventude rural e a transição agroecológica.

O programa, que é acompanhado pela Emater, durante este ano já tinha atendido a 5.380 famílias em 38 municípios que compõem os Territórios da Borborema e do Cariri Ocidental, através de contratos de Chamada Pública firmados com o MDA.

No evento desta terça-feira, foram entregues pelo governador Ricardo Coutinho as chaves de 11 veículos de carga que atendem 11 comunidades, com recursos da ordem de R$ 881 mil, através do Programa Mais Alimentos do Pronaf, coordenado pela Emater, em convênio com o Banco do Nordeste (BNB), permitindo o transporte de suas produções diretamente no mercado consumidor.

A Emater Paraíba teve importante participação na mobilização de agricultores familiares que vieram para o evento juntamente com extensionistas, do qual também participaram outras empresas vinculadas à Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), como Interpa, Empasa e Emepa, além do Cooperar, do Empreender PB e da Secretaria do Desenvolvimento Humano. Foi uma oportunidade para que a Paraíba tomasse conhecimento do trabalho que vem sendo executado no setor agropecuário e dos investimentos para o meio rural.
A proposta é priorizar a produção da agricultura familiar, abrindo espaço para mais formação, capacitação, assistência técnica, distribuição de sementes, mais apoio à comercialização dos produtos e mais incentivos para os Arranjos Produtivos Locais.
Segundo o presidente da Emater, Geovanni Medeiros, o evento foi uma oportunidade para mostrar o trabalho de políticas públicas implementadas pela empresa em favor do agricultor familiar.

 

Durante o evento aconteceu feira agroecológica com a comercialização de produtos da agricultura familiar, organizada pela Sedap.