João Pessoa
Feed de Notícias

Emater encerra seminário de planejamento estratégico

sexta-feira, 26 de julho de 2013 - 17:03 - Fotos: 

Depois de quatro dias de discussões, foi encerrado, na manhã desta sexta-feira (26), o Seminário de Planejamento Estratégico 2013/2015, promovido pela Emater, no Hotel Caiçara, em João Pessoa, com participação de 250 extensionistas e a diretoria da empresa. Alguns convidados e parceiros participaram do evento.

Durante o encerramento foram lançados os livros “Descascando o Abacaxi em Número”, do agrônomo Leôncio Vilar, e “Manejo de Plantas Xerófilas no Semiárido”, de vários autores, entre os quais Itagaril Marinho, da Emater. Na ocasião, foi apresentado o resultado de slogan para a marca da Emater, escolhido entre os servidores da empresa, e foram entregues pela Universidade Federal de Campina Grande os certificados de conclusão do Curso de Manejo Ecológico Integrado e Bacias Hidrográficas Semi-árido para 35 funcionários da Emater.

O gerente de Operações do Banco do Nordeste, Silvio Marcos Carvalho, destacou que a parceria com a Emater contribui para o desenvolvimento e ajuda o banco a atingir suas metas. “A Emater está dando todo o suporte para que o BNB possa avançar com o atendimento ao agricultor familiar. Sem essa parceria ficaria difícil atingir as metas e cumprir seu papel de agente de fomento”, afirmou.

O secretário do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Marenilson Batista, que compareceu ao encerramento do seminário, disse que momento serviu para se pensar como as políticas públicas agrícolas podem chegar aos agricultores. Lembrou que durante sete dias vários eventos também ocorreram pelo interior do Estado como parte das comemorações da Semana do Agricultor, que prossegue até domingo no Busto de Tamandaré, na Capital.

O presidente da Emater, Geovanni Medeiros Costa, destacou que a empresa tem se preocupado em investir na qualificação profissional do corpo de servidores para melhor servir aos agricultores familiares, seu principal público. Informou que outros cursos estão sendo programados para os extensionistas, a partir da parceria firmada com a UFCG e outras instituições.

O professor Geraldo Baracuhy, da UFCG, lembrou que os cursos realizados com os servidores da Emater pode ser um marco em favor da sociedade. “As monografias ajudam a descobrir novos talentos. A atualização do conhecimento é fundamental para manter a empresa crescendo e a diretoria soube ter essa visão”, disse. Na sua avaliação, a Emater é uma das maiores empresas de serviços de extensão rural do país.

Ele informou que a UFCG está com proposta de editar novos livros produzidos por extensionistas da Emater, já tendo lançado um sobre plantas medicinais. “A Emater é uma das empresas do Estado com maior poder de mobilização de agricultores devido sua credibilidade e a confiança construída em quase seis décadas”, comentou.

Quem também destacou o trabalho da empresa estadual de extensão rural foi o professor Demerval Pereira, da UFC, que coordenou o curso do qual participaram funcionários da Emater e que teve uma frequência de 90% dos inscritos. O professor Frederico Campos, do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), campus de Areia, e os diretores Erasmo Lucena e Francionildo Araujo (Peninha) também participaram do encerramento do evento.