João Pessoa
Feed de Notícias

Emater encerra programação do Mês da Juventude

segunda-feira, 5 de setembro de 2016 - 15:48 - Fotos: 

As comemorações do Mês da Juventude promovidas pelo Governo do Estado foram encerradas. A Gestão Unificada Emepa/Interpa/Emater vinculada à Sedap, teve uma programação executada em diversas localidades, envolveu 2.141 jovens assistidos pela Emater em 65 municípios.  Neste ano, o lema foi “Democracia e Participação Juvenil”, ajudando no desenvolvimento do conjunto de ações.

Durante todo o mês de agosto e início de setembro, os escritórios da Emater, com acompanhamento da Diretoria Técnica, da Coordenação de Operação, Núcleo de Extensão Social (Nueso) e o Núcleo de Comunicação e Metodologia (Nucom), a programação
Os eventos constaram de 25 apresentações culturais, quatro exposições de artes, 88 palestras em sedes de associações abordando diversos assuntos, 50 palestras em escolas rurais e urbanas, 17 cursos e oficinas sobre atividades profissionais, três encontros de juventude, uma jornada de arte e cultura da juventude.

As comemorações se estenderam até a semana passada, tendo como público prioritário os jovens inseridos sobre o Programa Brasil Sem Miséria, com a distribuição de Declaração de Aptidão do Produtor, palestras acerca de políticas públicas voltadas para a agricultura familiar, sobre compostagem orgânica, hortas caseiras, energia solar, empreendedorismo e associativismo.

Constou também na pauta de debates o êxodo rural, doenças sexualmente transmissíveis, uso de drogas lícitas, ilícitas e alcoolismo. Também houve cursos de cabeleireiro e manicure/pedicure e oficinas sobre o Estatuto da Juventude Rural. A programação também constou de debates e aulas práticas sobre agroecologia, quintais produtivos e organização rural.

Na região de Patos, por exemplo, aconteceu o II Encontro Regional da Juventude, com uma programação que teve apresentação experiências exitosas, dinâmica de grupo, parte cultural, entre outras, tendo jovens agricultores de vários municípios. Todos os regionais realizaram eventos junto às escolas rurais para a conscientização quanto às políticas públicas voltadas para a juventude.

A coordenadora Zilda Abrantes, do Núcleo de Extensão Social da Emater comentou: “Na nossa avaliação sobre o Mês da Juventude é de que foi coroado de êxito. Nossos agradecimentos a todas as regiões pela motivação, boa vontade e realizações. Por último, nossos agradecimentos a todos os jovens rurais pela participação e por acreditar na Assistência Técnica e Extensão Rural e pela contribuição dada nos eventos que através dos relatos de experiências, integração, interação, vivência no campo e a importância dada à sucessão rural”.