Fale Conosco

25 de março de 2013

Emater e UFPB realizam encontro para debater educação no campo



As inscrições para o II Encontro de Pesquisas e Práticas em Educação do Campo da Paraíba estão abertas até o final deste mês. O evento, que tem como objetivo buscar fortalecer a troca de experiências e fortalecer o movimento por Educação do Campo, vai ser realizado de 5 a 7 de junho, no campus da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa.

O evento é promovido pelo Observatório da Educação do Campo, pela UFPB e pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, com o apoio de instituições e movimentos que se dedicam ao trabalho com a Educação do Campo na Paraíba. A ideia é reunir pesquisadores, estudantes, militantes e educadores que desenvolvem suas atividades junto aos sujeitos do campo num momento privilegiado para o intercâmbio, a socialização e a discussão das experiências de pesquisas e práticas em Educação do Campo.

Entre as instituições que desenvolvem ações inseridas no contexto da educação do campo destaca-se a Emater Paraíba, que inclui em seu Plano de Atividades ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), pautadas nos princípios da Política Nacional de Ater (Pnater) e da Educação Popular do Campo, especialmente, reconhecendo a construção de novos ideais, a valorização e reconhecimento da vida e do lugar dos sujeitos do campo, da diversidade e dos seus saberes.

As experiências de educação do campo que vêm sendo realizadas em diferentes espaços e por diferentes grupos – seja de movimentos sociais, organizações de camponeses, de estudantes e de professores e as lutas que resultaram em definições políticas e programas – desaguaram nas universidades provocando a realização de cursos voltados para os sujeitos do campo, a efetivação de ações de extensão e de pesquisas em parcerias com os movimentos e organizações do campo.

Na UFPB, as ações de educação do campo ocorrem desde 1999, quando foi efetivado, pelo Centro de Educação, o primeiro projeto de Alfabetização do Pronera em parceria com o Incra  e os movimentos sociais. Desde então, vários projetos envolvendo alfabetização de jovens e adultos, ensino médio, superior e pós-graduação foram efetivados gerando um acúmulo de reflexões que motivaram a realizar, no período de 1 a 3 de junho de 2011, o I Encontro de Pesquisas e Práticas em Educação do Campo da Paraíba, promovido pelo Observatório da Educação do Campo da UFPB.

O II Encontro de Pesquisas e Práticas em Educação do Campo da Paraíba pretende difundir experiências e avançar nos debates, estimando um público de 400 participantes. As inscrições estarão abertas o dia 31 de março. Podem participar, profissionais de áreas afins, estudantes de graduação e pós-graduação, militantes dos movimentos sociais e professor de educação básica e de ensino superior. O interessado pode obter outras informações através do e-mail eppecpb@gmail.