João Pessoa
Feed de Notícias

Emater e UFCG treinam extensionistas usar GPS na medição de terras

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011 - 16:05 - Fotos:  Secom-PB

A Emater Paraíba, empresa vinculada à Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), por meio da Coordenadoria Regional de Serra Branca, encerrou nesta semana a quinta capacitação sobre Sistema de Posicionamento Global (GPS) e Práticas para utilizaçãoem Serviços Rurais, realizada em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus de Sumé e a Associação dos Amigos da Universidade Camponesa (AAUC), com a participação de 35 pessoas.

No último dia de capacitação, a turma esteve no Sítio Balanço, no município de Serra Branca, onde se realizou um exercício de orientação por GPS. O facilitador da capacitação foi o extensionista da Emater Itaragil Marinho, que deu as explicações técnicas aos participantes, principalmente sobre como manipular o aparelho GPS para descobrir, através de coordenadas geográficas, pontos desconhecidos em um percurso ao ar livre pré-estabelecido, tendo como exemplo o Sítio Balanço.

Os participantes formaram duplas e percorreram a pé uma distância de1,5 kmpara encontrar os seis pontos ocultos utilizando o aparelho de navegação GPS adquiridos pela Emater Paraíba. Ao final, realizaram uma atividade de medição imediata de uma área de aproximadamente0,68 hectarescom o uso do aparelho.

Participaram dos treinamentos 15 extensionistas da Emater Paraíba, lotados nas Unidades Operativas da região de Serra Branca, 15 professores e estudantes dos cursos de Engenharia de Biossistemas e de Agroecologia da UFCG e cinco participantes da AAUC, além de um técnico da agência de Sumé do Banco do Nordeste.

Para o coordenador regional da Ematerem Serra Branca, Antônio Alberto, a capacitação foi uma conquista para os participantes, tendo em vista que o GPS é uma fermenta de uso permanente e de necessidade cotidiana, além de proporcionar aos extensionistas aperfeiçoamento profissional e conhecimento para o correto manuseio do aparelho, dando maior precisão a informação de campo, tornando o trabalho mais eficaz.