Fale Conosco

20 de maio de 2013

Emater e Prefeitura de Tacima firmam parceria para fortalecer agricultura familiar



A Emater Paraíba e a Prefeitura Municipal de Tacima firmaram parceria para a realização de ações em favor do agricultor familiar, num trabalho que vem se realizando com outras administrações municipais. Pelo acordo, programas como a de distribuição de sementes, a campanha de vacinação contra febre aftosa, Programa Nacional de Alimentação de Alimentos (PNAE) e Programa de Aquisição e Alimentos (PAA), entre outros, serão executados a partir de agora.

Segundo o coordenador regional da Emater em Solânea, Rui Morais, desde que os novos prefeitos assumiram seus mandatos, em janeiro último, o órgão tem feito contatos visando renovar ou ampliar as parcerias com as administrações municipais, por entender que somente assim é possível fazer com que as ações cheguem aos agricultores familiares com maior agilidade. “Prática idêntica ocorre em outras regiões do Estado”, informou o presidente da Emater, Geovanni Medeiros.

Na audiência com o prefeito de Tacima, Erivan Bezerra, além de Rui Morais, estavam presentes a assessora social Maria do Livramento e o extensionista rural Bilac Soares, chefe da Unidade Operativa da Emater local. Outros assuntos abordados na ocasião foram o Programa Garantia Safra, crédito agrícola, cursos profissionalizantes e assinatura de termo de cooperação institucional, entre outras ações que serão executadas conjuntamente.

O extensionista rural Bilac Soares falou da importância da campanha contra a febre aftosa e do Programa de Distribuição de Sementes para o incremento da agricultura familiar, e explicou toda a logística da sua execução no município. Em Tacima, serão distribuídos 3.000 quilos de milho, 2.000 quilos de feijão e 200 quilos de sorgo.

Ao término do encontro, o prefeito Erivan Bezerra falou da satisfação em ter a Emater como parceira, e destacou o reconhecimento diante do excelente trabalho realizado no município de Tacima. E comprometeu-se em oficializar e fortalecer ainda mais a parceria do executivo municipal junto à empresa de extensão rural da Paraíba.

Erivan Bezerra também garantiu a adesão do município ao Programa Garantia Safra já em 2013, bem como apoiar a execução do Pronater e a ampliação do PNAE e do PAA no âmbito municipal, além de em breve oficializar, juntamente com a Emater e o Banco do Nordeste, um “Dia de Crédito”. O coordenador Ruy Morais agradeceu a forma como a Emater foi recebida pelo prefeito.