Fale Conosco

31 de maio de 2013

Emater e Prefeitura de Riachão firmam parceria em favor da agricultura familiar



Desde janeiro deste ano, quando assumiram as novas administrações municipais, a Emater tem procurado reafirmar as parcerias com as prefeituras para levar as ações que possam consolidar a assistência técnica aos agricultores familiares. Essa parceria foi consolidada com a prefeitura de Riachão, que permite avançar com as políticas públicas para o campo.

O prefeito de Riachão, Fábio Moura, discutiu a continuidade desse trabalho conjunto com a Emater durante reunião com o coordenador regional da Empresa, Rui Morais, e o chefe da unidade operadora local, Bilac Soares, e outros técnicos. Na oportunidade, foram apresentados e avaliados os mais diferentes tipos de serviços que poderão ser executados no município em favor do agricultor familiar.

Entre os serviços estão o Programa Garantia Safra, a emissão de Declaração de Aptidão do Produtor (DAP), a articulação com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), o assessoramento junto ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável/Cooperar, além do cadastro de produtores de leite, a execução do Programa de Distribuição de Sementes, a divulgação e apoio para a campanha de vacinação do rebanho contra a aftosa, a implantação de sementeiras de palma forrageira resistente a cochonilha, a elaboração e acompanhamento de projetos técnicos de investimentos e custeios agropecuários e assistência técnica rural.

O prefeito Fábio Moura externou o compromisso e apoio às ações referentes ao segmento agropecuário do município, numa ação conjunta com a Emater, de maneira especial, no tocante à agricultura familiar. “Buscarei fazer o possível, e cada vez mais implementando e ampliando as políticas públicas junto ao homem do campo, pois a verdadeira vocação de nosso povo é plantar e criar”, disse, destacando que a Emater, em Riachão, é uma grande parceira. “Através do técnico Bilac Soares tem contribuído muito para o desenvolvimento de nossa terra e a melhoria de vida do homem do campo”.

O coordenador regional, Ruy Moraes, falou de novas ações que serão implantadas no município, como o cadastro socioeconômico e ambiental a ser realizado pela Emater local junto a 283 famílias da zona rural através do Pronater, a implantação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), e outras ações.

Ao final, o gestor municipal comunicou que manterá audiências junto a delegada do Ministério de Desenvolvimento Agrário na Paraíba, Giucélia Figueiredo, e o presidente da Emater, Geovani Medeiros, para tratar de assuntos e firmar convênios que possibilitem carrear recursos e ações estruturantes que venham proporcionar um maior desenvolvimento socioeconômico para o município de Riachão.

Participaram também do encontro a vice-prefeita Maria Daluz e o secretário de Agricultura e Pecuária, Gabriel Neto.