João Pessoa
Feed de Notícias

Emater e Prefeitura de Poço Dantas avaliam ações e realizam planejamento para 2015

quarta-feira, 12 de novembro de 2014 - 12:03 - Fotos: 

Na última terça-feira (11), estiveram reunidos na Prefeitura Municipal de Poço Dantas, representantes da Emater e da Secretaria de Agricultura para avaliação das ações executadas para o homem do campo em 2014 e planejamento para 2015. Dentro das ações para o próximo ano, estão o desenvolvimento da infraestrutura rural através da construção de açudes e barreiros nas comunidades e ampliação em 30% da participação na comercialização de produtos da agricultura familiar nos Programas de Aquisição de Alimentos – PAA e Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE.

O prefeito de Poço Dantas, Dedé Candido, destacou a importância da construção dos açudes para incentivar e dar apoio aos pequenos agricultores familiares do município. “Destacamos a participação da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), juntamente com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente na elaboração dos projetos de viabilidade e assistência técnica, a qual podemos sempre contar na busca de uma melhor qualidade de vida ao homem do campo”, finaliza.

Segundo o secretário de Agricultura do município, César Cesário, já estão em fase de conclusão, cinco dos sete barreiros construídos e reformados em diversas comunidades do município de Poço Dantas, através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Infraestrutura Rural do Governo do Estado, “Água Para Todos”.

O Programa será desenvolvido pela prefeitura através da Secretaria de Agricultura e Meio ambiente e a Emater local, e que permite a utilização da retroescavadeira hidráulica e um trator de esteira D6, para construção dos açudes e barreiros, que serão destinados à irrigação e fornecimento de água para os pequenos agricultores familiares das localidades.

O Nordeste é uma região pobre em volume de escoamento de água dos rios. Essa situação pode ser explicada em função da variabilidade temporal das precipitações e das características geológicas dominantes, onde há predominância de solos rasos baseados sobre rochas cristalinas e, consequentemente, baixas trocas de água entre o rio e o solo adjacente. O resultado é a existência de densa rede de rios intermitentes, com poucos rios perenes e destaque para os rios São Francisco e Parnaíba, por isso, nosso foco em 2015, será nos preparar para momentos como este de forte estiagem que todos Nordestinos passam”, comenta o tecnólogo da Emater Fábio Pereira de Sousa.