João Pessoa
Feed de Notícias

Emater e Prefeitura de Itapororoca discutem parceria em favor de agricultores familiares

terça-feira, 5 de março de 2013 - 18:53 - Fotos:  Francisco França / Secom-PB

A Emater Paraíba está firmando parceria com a Prefeitura Municipal de Itapororoca para melhorar as condições de funcionamento do escritório local da empresa e, com isso, poder avançar no assessoramento para o crescimento da agricultura familiar. Na manhã desta terça-feira (5), o presidente do órgão, Geovanni Medeiros, o diretor administrativo Lucionildo de Araujo (Peninha), o coordenador regional, Alexandre Marques, e vários técnicos se reuniram com o prefeito Celso de Morais Andrade Neto e a secretária municipal da Agricultura, Luciana de Souza, quando acertaram avanços em favor de um projeto comum.

Município onde predomina a cultura do abacaxi, Itapororoca também tem uma forte presença na pecuária e na agricultura familiar, que desde janeiro deste ano entrou na pauta de discussões na nova administração que, juntamente com a Emater, pretende avançar com os projetos de inclusão social. A proposta é criar condições para que o agricultor familiar possa cultivar a sua terra e dela tirar seu sustento, com renda gerada a partir da produção agrícola.

Com assessoramento da Emater, a Prefeitura Municipal já garante a compra de 30% de produtos da agricultura familiar por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e pretende, em breve, chegar aos 70%, o que permite mais renda para as famílias, segundo garantiu o prefeito Celso de Morais. Para que isso ocorra, lembrou, é fundamental a parceria com a Emater.

Ficou acertado, entre outras coisas, que será deslocado um agrônomo de outra região para atuar no município, tendo em vista que atualmente apenas um técnico trabalha no escritório e há uma grande demanda de serviços. Igualmente, novos equipamentos de expediente serão colocados à disposição.

O técnico Joseilton Pessoa Oliveira, chefe do escritório local, informou que, apesar das dificuldades, no ano passado foram elaborados projetos que garantiram recursos da ordem de R$ 500 mil ao município para atender a agricultura familiar, afora outras ações.

O presidente da Emater, Geovanni Medeiros, denominou a ação de “administração itinerante”, que visa buscar soluções sem que os parceiros tenham que se deslocar até a capital, onde está a sede da empresa, para discutir parcerias. Já aconteceu reunião semelhante em Lagoa de Dentro e Serraria. Estavam presentes à reunião, entre outros, técnicos dos setores jurídicos, do patrimônio, da comunicação social.