João Pessoa
Feed de Notícias

Emater e Prefeitura de Cajazeirinhas vão perfurar cacimbas na zona rural

segunda-feira, 23 de setembro de 2013 - 12:00 - Fotos: 

Os agricultores familiares do município de Cajazeirinhas, no Sertão, ganharam reforço importante na busca pela convivência com a estiagem que se abate sobre a região há mais de dois anos: uma retroescavadeira e uma motoniveladora, que estão sendo usadas na construção de cacimbas para captação de água e na abertura de estradas vicinais, que facilitam a mobilidade e o escoamento da produção.

O cronograma de ação das máquinas, que foram doadas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no programa PAC 2, foi definido durante a realização da Jornada de Inclusão Produtiva de Cajazeirinhas, na última sexta-feira (20), com a participação de 400 pessoas.

O prefeito Cristovão Amaro Filho informou disse que já foi o trabalho com as máquinas. Segundo ele, o equipamento acelera a busca por água e melhora as estradas vicinais para o tráfego do transporte estudantil entre a zona rural e a cidade.

Assistência – Durante a Jornada, organizada pela Emater, foram emitidas Declarações de Aptidão do Produtor (DAP), que garantem acesso aos programas sociais do Governo e a financiamento agrícola. Também foram elaboradas solicitações de crédito ao Pronaf, que serão posteriormente analisadas pelos bancos oficiais.

Os agricultores foram orientados sobre o acesso ao crédito fundiário e crédito rural do AgroAmigo, e conheceram os mecanismos de comercialização do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e Programa de Aquisição de Alimento (PAA), além do cadastro que habilita a aquisição de ração junto à Conab e à Empasa.

A Emater também realizou uma feira da agricultura familiar com produtos agrícolas: hortaliças, frutas, mel, queijo, bolos, licor, feijão e milho verde. E também ocorreu verificação de pressão e orientações sociais

O extensionista Zildo Vicente, da Emater em Cajazeirinhas, disse que esse tipo de ação é muito importante porque reúne as instituições parceiras da Emater para levar informações e serviços ao agricultor familiar.

Essa edição da Jornada ficou na história do município de Cajazeirinhas. Em plena estiagem conseguimos movimentar todo o pessoal da zona rural e mostramos que é possível produzir alimentos se adotarmos as técnicas de convivência com a seca”, afirmou Leonar de Souza, coordenador regional da Emater em Pombal.

Os parceiros que estiveram presentes ao evento foram Conab, Cooperar, BNB, Agroamigo, Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, secretarias municipais de Agricultura, Saúde, Transportes, Administração, Ação Social e Educação, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), Sindicato dois Trabalhadores Rurais, Colônia de Pescadores, Associação de Apicultores de Riacho dos Currais, presidentes de associações de desenvolvimento rurais, Samu e Polícia Militar.