João Pessoa
Feed de Notícias

Emater e Fundac implantam projeto de horta e educação ambiental para adolescentes

quarta-feira, 14 de setembro de 2011 - 19:12 - Fotos:  João Francisco/Secom-PB

A Emater Paraíba, empresa vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), em parceria com a Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente Alice de Almeida (Fundac), vão atuar na formação e manejo de hortas e educação ambiental nas unidades de atendimento ao adolescente em todo o Estado, em cumprimento às medidas sócio educativas. O acordo foi assinado na tarde desta quarta-feira (14), entre o presidente da Emater, Geovanni Medeiros Costa, e a presidente da Fundac, Cassandra Eliane Figueiredo Dias, na sede do órgão. O secretário Executivo de Agricultura Familiar, Alexandre Araújo, também participou do evento.

Pelo acordo, a Emater colocará seus técnicos para coordenar o projeto de hortas e de educação ambiental nas unidades de atendimento da Fundac, seja na área internou ou em atividade externa. Também fornecerá o material didático e fará a reciclagem dos servidores que atuarão no projeto, além de acompanhar os trabalhos. Já a Fundac repassará os equipamentos, sementes para o plantio e adubos para a produção de alimentos orgânicos, como também acompanhará as ações. O acordo firmado terá duração de um ano, podendo ser prorrogado.

Geovanni Costa destacou as ações partilhadas que vêm sendo executadas pela Sedap e suas vinculadas, e pela Secretaria Executiva da Agricultura Familiar (Seaf), visando criar oportunidade para a produção de alimento saudável. Ressaltou a preocupação da Fundac em contribuir para que os adolescentes por ela assistidos possam conhecer e praticar atividades que poderão ser exercidas por eles no futuro. “A Sedap e suas vinculadas têm o compromisso de fortalecer o social, e a Emater está presente em todos os recantos da Paraíba, onde às vezes a sociedade nem percebe a dimensão de suas ações”, disse.

A presidente da Fundac disse que a parceria firmada com a Emater era um sonho há muito tempo acalentado pelos integrantes do órgão, por reconhecer sua importância no processo de reintegração dos adolescentes na sociedade. “A determinação do governador Ricardo Coutinho é que as políticas públicas sejam executadas conjuntamente entre órgãos para que possam, mais rapidamente, ajudar a criar um diferencial”, ressaltou.

Práticas integradas – O secretário Executivo de Agricultura Familiar, Alexandre Araújo, destacou a importância das parcerias entre os órgãos no processo de construção do projeto político que vem sendo implantado na Paraíba. Para ele, o acordo firmado entre a Fundac e a Emater exemplificam o comprometimento da atual gestão com as práticas sociais integradas e o respeito pela qualidade de vida dos paraibanos.
Na próxima terça-feira (20), as equipes de planejamento da Fundac e da Emater devem se reunir para traçar o plano de metas e definir o início das atividades para capacitação dos técnicos e implantação das hortas.