João Pessoa
Feed de Notícias

Emater e Emepa instalam unidades de produção de ração animal em Itabaiana

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014 - 13:38 - Fotos: 

 

A Emater instala nesta quinta-feira (13) no sítio Canto Alegre, no município de Salgado de São Félix, uma unidade demonstrativa de blocos nutricionais, produtos desenvolvidos pela Empresa Paraibana de Pesquisa Agropecuária (Emepa) para alimentação de rebanhos durante o período de estiagem prolongada. A unidade é uma das cinco a serem implantadas na região de Itabaiana para levar aos produtos rurais da área tecnologias de baixo custo e fácil manipulação para pequenas propriedades.

Antes, os técnicos da Emater e Emepa levaram capacitação aos agricultores familiares da região que foram selecionados para a implantação dessas unidades demonstrativas de blocos multinutricionais.

Na quinta-feira, no Sítio Canto Alegre, também será testado um equipamento que facilita o processo da mistura da ração. O evento contará com a participação do prefeito Adaurio Almeida, que vem apoiando os trabalhos de extensão rural no município e demonstrou interesse também pela confecção dos blocos multinutricionais.

As unidades demonstrativas de blocos nutricionais serão distribuídas da seguinte forma: Itabaiana (1), Gurinhém (1), Salgado de São Féliz (2) e Itatuba (1).

No encontro do Sítio Salgado, em Itabaiana, foi produzido o bloco que serviu de demonstração para os agricultores selecionados. Foram utilizados 100 kg da mistura dos ingredientes que compõem os blocos, rendendo 38 blocos com peso médio de 2,2 kg.

Os blocos fornecem proteína, energia e minerais que irão suplementar o rebanho bovino do produtor no momento da escassez de pastagens, reduzindo a perda de peso e a baixa drástica da produção leiteira.

A implantação desta Unidade de Produção faz parte do Projeto Mitigação dos Riscos ao Desenvolvimento Rural – Blocos Multinutricionais do Governo do Estado, cujo projeto é executado pela Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) como resultado de pesquisa da Emepa que, em parceria com a Emater Paraíba, objetiva validar sua utilização de forma abrangente e continuada através da implantação de 50 Unidades Demonstrativas no Estado, sendo 15 coletivas paras associações de produtores de leite e 35 produtores familiares individuais.

Para a implantação destas unidades, a Emepa distribuiu em forma de comodato 15 prensas hidráulicas e 15 betoneiras para as associações e 35 prensas manuais para os 35 produtores familiares selecionados, assim como a doação a cada produtor de 300 kg de ingredientes: ureia, melaço, sal comum, milho, farelo de soja, cal hidratada, sais minerais e calcário que compõem a mistura. Essa massa, depois de prensada, se transforma em blocos multinutricionais destinado à alimentação de bovinos, ovinos e caprinos.

O coordenador regional da Emater de Itabaiana, Paulo Emilio, que também é zootecnista, vem incentivando na região a utilização desta técnica por acreditar na sua importância como medida mitigadora dos efeitos da seca, sendo mais uma ação para evitar as grandes perdas de animais que vem se verificando nos últimos anos na região.