João Pessoa
Feed de Notícias

Emater e Asplan combatem praga da cana-de-açúcar no Alto Sertão

terça-feira, 10 de novembro de 2009 - 17:06 - Fotos: 

Um trabalho de parceria da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB) com a Associação dos Plantadores de Cana do Estado (Asplan) está implementando ações de combate à praga ‘broca comum’ (Diatraea Saccharalis F) em canaviais da região administrativa da Cajazeiras, no Alto Sertão paraibano.

Uma das áreas infestadas pela praga fica no Engenho Imbiribeira, em São José de Piranhas, que pertencente ao produtor Francisco Firmino, e já está sendo assistida pelas duas instituições com orientações sobre plantio correto da cana-de-açúcar, controle de pragas e doenças, além da colheita de variedades mais produtivas.

Efeitos – O ataque da ‘broca comum’, segundo os técnicos da Emater, provoca a diminuição da sacarose e sua inversão em glicose, o que ocasiona uma redução na qualidade e quantidade do caldo extraível, acarretando um baixo rendimento no produto final.

Recentemente, durante uma visita técnica de dois dias, 13 agricultores do município receberam orientações técnicas com demonstrações práticas e distribuição de vespas no canavial para o controle da ‘broca comum’. Foram orientados ainda quanto à colheita da cana, com foco na idade e no corte.

Ao final do encontro, que culminou com uma reunião com os produtores de cana da região, foram discutidos assuntos relacionados a variedades de canas promissoras, principalmente aquelas resistentes à doença ‘carvão’, qualidade da semente para realização de uma boa colheita e controle de pragas e doenças. Todos os trabalhos foram coordenados pelos técnicos Vamberto Freitas, da Asplan, e Henrique Paz de Oliveira, da Emater-PB.

Assessoria de Imprensa da Emater-PB