João Pessoa
Feed de Notícias

Emater e Agevisa entregam certificado de curso boas práticas e fabricação alimentar

quinta-feira, 4 de agosto de 2016 - 17:02 - Fotos: 

Pelo menos 290 pessoas que participaram dos cursos de Qualificação de Boas Práticas de Fabricação Alimentar para os empreendedores da Economia Solidária e microempreendedores individuais da Paraíba, promovidos pela Gestão Unificada, vinculada à Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), Agevisa e a Secretaria de Segurança Alimentar, receberam na manhã desta quinta-feira (4) os seus diplomas durante solenidade no auditório do Interpa.

Ao abrir o evento, o presidente da Gestão Unificada, Nivaldo Magalhães, destacou a importância da realização destes cursos como sendo fundamental para a geração de oportunidades de trabalho e renda, além de garantir alimentação saudável.

Os cursos sobre agroindústria de polpa, cozinha agroindustrial e agroindústria de queijo aconteceram nas cidades de Mogeiro, Riachão do Poço, Cruz do Espírito Santo, Iraporaroca, Areia, Conde, Pitimbu, Salgado de São Felix, Itatuba, Capim, Pedras de Fogo, Alhandra, São Bentinho, Sousa, Juarez Távora, Juazeirinho, Campina Grande, Pocinhos, Santa Cecília e Pombal.

Durante a solenidade de entrega dos certificados, houve apresentação de resultados por parte dos empreendedores, a exemplo da agroindústria de Martins de Paiva, Comunidade Nossa Senhora Aparecida, no município de Gurinhém, no Agreste paraibano, que atendeu a todas as exigências e normas para a fabricação e comercialização do produto que obteve o selo do Serviço de Inspeção Fiscal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Teve ainda apresentação do violinista Yagonan, de cinco anos, da Escola de Música Juliano Mendonça Brito, de Tambaú, que executou “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga, seguida de apresentação de músicas regionais com Nino do Acordeon e do agrônomo da Emater Aunadir Cabral. A solenidade serviu também para lembrar o Dia do Agricultor, que é comemorado no dia 27 de julho.

Os cursos tiveram como instrutores Genival Soares da Silva, Eheremberque Pereira de Melo, Henrique Paz de Oliveira, da Emater-PB e Valdenice Gomes de Araújo e Djanira Lucena de Araújo Machado, da Agevisa.

Participaram do evento a diretora geral da Agesiva, Graciene Mendes Roland, Arimatéia Franca, presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar (Consea); e Ana Paula, secretária de Segurança Alimentar. A realização dos cursos da Gestão Unificada, por meio da Emater, foi possível a partir de uma efetiva parceria firmada com a Agevisa, Consea e a Secretaria de Segurança Alimentar.