João Pessoa
Feed de Notícias

Emater é a única empresa da iniciativa pública a receber comenda do BN

terça-feira, 15 de junho de 2010 - 11:29 - Fotos: 

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB) prestou assistência técnica a uma parcela significativa dos produtores rurais assistidos pelo Programa Agroamigo do Banco do Nordeste ( BN), que executou 69.641 mil operações com investimentos de R$ 98,3 milhões, beneficiando 48.988 pessoas nos últimos cinco anos. No aniversário do programa, a empresa foi a única da iniciativa pública a receber uma comenda pelo desempenho e parceria, em solenidade que aconteceu no último dia (8), na sede da superintendência da instituição financeira, situada à avenida Epitácio Pessoa em João Pessoa.
 
O diretor administrativo da Emater-PB, José Marinho de Lima, recebeu a comenda do superintendente estadual do Banco do Nordeste, Francisco Carlos Cavalcanti, e, na ocasião, falou da satisfação em representar a empresa neste tipo de iniciativa. “Para a Emater, este título é o reconhecimento do BN e do próprio agricultor, aos serviços prestados pela empresa para melhorar os investimentos nas atividades agrícolas”, lembrou.
 
Marinho informou que a empresa busca ampliar a parceria com o Banco do Nordeste a fim de fortalecer o setor primário. “O banco já provou que é um grande fomentador na área”, disse. O gerente do Programa Agroamigo do BN, Everardo Magalhães, revelou que a Emater está bem próximo da instituição, desde a emissão da Declaração de Aptidão do Pronaf (DAP) ao agricultor, uma espécie de documento exigido na concessão do crédito, até a capacitação, sensibilização e definição dos segmentos para os novos empreendedores.
 
O chefe do Núcleo de Crédito (Nucre) da Emater-PB, José Marinho, informou que no ano passado foram beneficiados 1.895 agricultores com a aprovação de 114 propostas pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf B).

Agroamigo – Criado em 2005, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, o programa Agroamigo objetiva conceder financiamento a agricultores familiares enquadrados no Pronaf B com renda bruta anual de até R$ 6 mil.

Da Assessoria de Imprensa da Emater-PB