João Pessoa
Feed de Notícias

Emater discute fortalecimento da agricultura familiar no Litoral

quinta-feira, 9 de junho de 2011 - 17:01 - Fotos: 

O Escritório Regional da Emater Paraíba promove nesta sexta-feira (10), no auditório da empresa, em Cabedelo, um curso de capacitação que terá por base o tema “A dimensão social do desenvolvimento rural sustentável”. O evento, que terá como facilitadoras Keyla Leal Deininger Evangelista e Zilda Figueiredo Abrantes, contará com a participação de mulheres rurais, agentes de Assistência Técnica Rural (Ater), extensionistas da região administrativa de João Pessoa e articuladores da rede temática na região do Litoral.

O objetivo central do evento é estimular as equipes regional e locais a trabalharem o desenvolvimento rural sustentável como um processo constante, visando o fortalecimento da agricultura familiar, além de promover a valorização das equipes multidisciplinares como facilitadores às ações da Assistência Técnica Rural. Os extensionistas têm papel importante como facilitadores do desenvolvimento sustentável em todas as suas dimensões, conforme o Plano Nacional de Assistência Técnica Rural e a Lei da Ater.

Durante o curso “A dimensão social do desenvolvimento rural sustentável” também serão discutidas políticas públicas, estratégias de ação, convergência de esforços e potencialidades de recursos disponíveis para o fortalecimento da agricultura familiar.

Outros assuntos que também merecerão destaque, segundo os organizadores do evento, são: “Dia de Campo sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no município de Capim” e o “Dia do Agricultor”, que será comemorado no Conde, além do “II Encontro de Mulheres Rurais”.

Fabricação de alimentos – Numa parceria que envolveu o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia na Paraíba e Associações Comunitárias Rurais do Núcleo Habitacional I, o Escritório da Emater em Sousa promoveu esta semana o curso “Boas Práticas de Fabricação de Alimentos”. O treinamento foi destinado a 37 agricultores familiares que acessam o Programa de Aquisição de Alimentos do Governo Federal na modalidade Compra Antecipada com Doação Simultânea por intermédio da Companhia Nacional de Alimento (Conab).

O objetivo do treinamento foi aperfeiçoar o processo de fabricação, qualidade e durabilidade dos produtos (bolos e doces) por parte dos agricultores. Dentre os temas abordados durante o curso destacaram-se a qualidade e higienização dos alimentos, a contaminação de alimentos, doenças transmitidas por alimentos, ferramentas de qualidade na indústria de alimentos e legislação sanitária no Brasil.