Fale Conosco

1 de março de 2013

Emater discute com prefeituras da região de Sousa e agricultores comercialização ao Pnae



A Emater do município de Poço Dantas, integrante da região administrativa de Sousa, promoveu na quarta-feira (27) encontro com agricultores familiares e a Secretaria de Educação do Município para tratar do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) para as escolas municipais, principalmente o aumento da cota de comercialização de produtos, que antes era de R$ 9 mil e passou para R$ 20 mil. Outro tema abordado foi a produção agrícola dos agricultores durante o período de ano de estiagem.

O técnico Fábio Pereira de Sousa, chefe da Unidade Operativa de Emater de Poço Dantas, destacou a importância do encontro entre os agricultores familiares e os gestores das escolas, que permitiu avançar com as parcerias e o comprometimento de fornecimento e aquisição de produtos agrícolas, produzidos com o acampamento da Emater.

Também na cidade de Sousa, recentemente, aconteceu idêntica reunião entre integrantes do escritório regional, a prefeitura e as secretarias da Educação e da Agricultura municipais, também com a participação de extensionistas do escritório local da Emater. Durante o encontro, além do Pnae, também foi discutida a comercialização pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

No município de Aparecida, ainda na região de Sousa, ocorreu debate sobre a implantação do Pnae com a aquisição de alimentos junto aos agricultores familiares para as escolas municipais. O evento foi realizado pela Emater local e a prefeitura, com a participação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) e associações comunitárias, tendo como público agricultores familiares e diretores de escolas. O responsável pelo evento foi o extesionista rural Gilvan Oliveira Pordeus.