Fale Conosco

19 de setembro de 2013

Emater de todo Nordeste discute na Paraíba melhoria na extensão rural



Representantes de Emateres de todo o Nordeste estão reunidos, em João Pessoa, na sede da Emater Paraíba, na estrada de Cabedelo, até esta sexta-feira (20) para discutir um sistema de gerenciamento de atividades da extensão rural que sirva de base para todo o País. Também é proposta criar mecanismos que possam agilizar a liberação de recursos em favor do agricultor familiar.

Na abertura da reunião, na manhã desta quinta-feira (19) o presidente da Emater, Geovanni Medeiros, destacou a importância das discussões que vão permitir a criação do plano de desenvolvimento do crédito, do fomento e o financiamento rural. Essa é a segunda reunião realizada com a mesma finalidade. A primeira ocorreu em Aracaju, no final do mês de agosto.

A programação da reunião, promovida pela Associação Brasileira de Empresas de Extensão Rural (Asbraer), e organizada pela Emater Paraíba, consta de debates sobre o Plano de Qualificação do Crédito, Fomento e Financiamento Rural, o plano de capacitação para agentes de assistência técnica e extensão rural. Também debatem as experiências de sistemas integrados de elaboração e monitoramento de projetos agropecuários e gestão de políticas públicas, entre outros temas.

O diretor executivo da Asbraer, Hector Barreto e Walmir Severo, da Emater do Ceará, coordenam o grupo de trabalho. O extensionista da Emater Paraíba, Vlamick Saraiva, abordará projeto agropecuário e diagnóstico das Unidades Familiares da Produção. Outro tema a ser apresentado é a comercialização aos Programas PAA e Pnae. O diretor administrativo da Emater, Francionildo de Araújo, também participou da abertura dos trabalhos.

Na reunião de Aracaju, a Emater da Paraíba expôs como funciona o Sistema Web de Acompanhamento de Projetos (Swap), que permite o acompanhamento e controle de projetos enviados para os bancos, assim como as taxas e laudos dos mesmos. O sistema também emite relatórios gerenciais que possibilitem ao gestor verificar a produtividade de cada região. Desde quando foi instalado, empresas de assistência técnica e extensão rural de todo o País demonstraram interesse em copiar o programa de informática desenvolvido pela Emater da Paraíba, que tem objetivo de otimizar a prestação de serviços. O Swap foi desenvolvido exclusivamente por técnicos da Emater Paraíba.