Fale Conosco

9 de julho de 2012

Emater de CG realiza reunião para fortalecer a agricultura familiar



reuniao de avaliacao e planejamento de assist tecnica rural da EMATER em C Grande  foto claudio (1)Com a presença de representantes de 21 municípios, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater) reuniu, na manhã desta segunda-feira (9), em Campina Grande, cerca de 100 profissionais para planejar os serviços continuados de assistência técnica e extensão rural (Ater) referente às famílias agricultoras.

Segundo o coordenador regional da Emater de Campina Grande, Salles Júnior, a coordenação do órgão no município possui um papel estratégico no cenário da agricultura local, tendo em vista a situação geográfica, suporte técnico, o corpo de assessores e a infraestrutura.

“A Emater da nossa cidade tem se configurado num suporte em nível de Estado para a Emater da Paraíba, na perspectiva de fortalecer as ações, atender todos os agricultores e suas organizações contribuindo para o crescimento da agricultura em todo o Estado”, apontou o coordenador.

O projeto, intitulado “Contribuindo para o fortalecimento da Agricultura Familiar”, atende 3.780 famílias rurais. A coordenação regional de Campina Grande informou que em todas já foram realizadas diagnósticos. As visitas estão sendo realizadas e pelo menos 700 dessas famílias estão incluídas no programa “Brasil sem Miséria”, plano criado pelo Governo Federal para erradicar a pobreza na zona rural.

“Após esses diagnósticos, será elaborado um projeto produtivo pelo qual as famílias irão receber um fomento não-reembolsável de até R$ 2.400,00. Esse valor poderá ser investido em projetos locais, produtivos para a melhoria de qualidade de vida”, explicou Salles Júnior.reuniao de avaliacao e planejamento de assist tecnica rural da EMATER em C Grande  foto claudio (4)

Sementes de milho, feijão e hortaliças também já estão sendo distribuídas entre as famílias cadastradas. “Fora a assistência técnica, trabalhos estão em desenvolvimento, como oficinas de conservação de sementes e plantio de mudas frutíferas. Em um conjunto de diversidades a agricultura familiar acabará sendo fortalecida e consequentemente a Emater da Paraíba também”, comemorou o coordenador.