Fale Conosco

22 de julho de 2009

Emater constrói silo de superfície em Santa Luzia



A Emater está orientando dezenas de agropecuaristas do seridó paraibano, interessados no armazenamento de forragem destinada à alimentação dos seus rebanhos no período de entressafra, quando a pastagem existente no interior é insuficiente para a manutenção dos animais.

Além dos técnicos e produtores rurais da região, o dia de campo conta com a presença de dirigente do serviço de extensão rural no Estado, entre elas o coordenador regional da Emater em Patos, extensionista João Bosco de Sousa, e o diretor administrativo da empresa de assistência técnica, agrônomo José Marinho de Lima.

Eles vão supervisor o trabalho desenvolvido por técnicos da Emater junto aos produtores rurais de Santa Luzia, que conhecerão novas tecnologias indispensáveis ao desenvolvimento de atividades profissionais.

No dia 23, nesta quinta-feira, ainda como parte das atividades da Emater na região de Santa Luzia, o veterinário Assis Ferreira estará proferindo palestra na Câmara Municipal da cidade, a partir das 20 horas, sobre avicultura alternativa, atividade que está se desenvolvendo em grande escala no meio rural paraibano, graças ao seu baixo custo, alta rentabilidade e apoio recebido das autoridades econômicas do Estado.

Segundo técnicos da Emater em Santa Luzia, a palestra a ser proferida pelo veterinário Assis Ferreira está despertando muito interesse na região do Seridó, esperando-se ali a presença de autoridades e de dezenas de produtores rurais que estão querendo introduzir a avicultura em suas atividades profissionais, como meio de diversificar a sua atuação na gerando mais empregos e melhoria da renda de dezenas de pessoas que sobrevivem com a criação de aves.

Vacinação da Aftosa

Com um total de 6.662 animais vacinados na primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa, promovida pelo Governo do Estado, o município de Condado na região administrativa de Pombal, superou todas as campanhas já realizadas com mesmo objetivo a partir de 2006. No ano passado o índice de imunização do rebanho bovino foi de 4.731 cabeças.

O sucesso da campanha, segundo o chefe da Unidade Operativa da Emater em Condado, extensionista Girlenildo Remígio dos Santos, deve-se a um amplo trabalho de conscientização feito por técnicos da Empresa da Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba procurando conscientizar os criadores da região sobre a importância da campanha de vacinação, desenvolvendo atividades como reuniões, distribuição de folders envio de cartas, anúncios em rádios e a utilização de carro de som, convocando a todos a participarem da campanha.

Da Assessoria de Imprensa da Emater