João Pessoa
Feed de Notícias

Emater comemora nove anos da Feira do Produtor nesta sexta-feira

quinta-feira, 25 de outubro de 2012 - 12:06 - Fotos:  Secom-PB

A Feira do Produtor, realizada semanalmente na sede da Emater Paraíba, na estrada de Cabedelo, comemora nove anos nesta sexta-feira (26) com uma homenagem aos consumidores e agricultores que trabalham desde a sua fundação. Haverá distribuição de brindes, palestras e demonstração prática de receitas de sucos alternativos, também em comemoração à Semana Mundial da Alimentação Saudável.

As comemorações acontecerão durante todo o horário de funcionamento da feira, que começa às 5h e se estende até 07h30. A Feira do Produtor da Região de João Pessoa é um espaço onde ocorre a comercialização de produtos vindos diretamente do campo ao consumidor, beneficiando diretamente agricultores familiares e pescadores artesanais.

Realizada pela Emater Paraíba, a feira é uma forma de mostrar as potencialidades da produção existente na região, além de incentivar a integração do agricultor na cadeia produtiva, gerando emprego e renda no campo e melhoria da qualidade de vida das famílias rurais.

Segundo o presidente da Emater, Geovanni Medeiros, um dos objetivos da Feira é fortalecer a organização da agricultura familiar e dos pescadores artesanais com venda direta ao consumidor, garantindo-lhes sustentabilidade econômica, social e ambiental.

São 21 municípios participantes, beneficiando 100 agricultores familiares dos Territórios da Cidadania da Zona da Mata Norte e Zona da Mata Sul: Cabedelo, Rio Tinto, Mamanguape, Mari, Cruz do Espírito Santo, Curral de Cima, Sobrado, Mataraca, Sapé, Lucena, Jacaraú, Santa Rita, João Pessoa, Pedras de Fogo, Alhandra, Conde e São Miguel de Taipu. Também tem a participação de agricultores de outras regiões, como Natuba, Zabelê e Fagundes.

Uma média de 45 toneladas de produtos típicos da agricultura familiar regional, a exemplo do abacaxi, inhame, macaxeira, feijão verde, batata-doce, jerimum, hortifrutigranjeiros, pescado, leite bovino e caprino, derivados do leite, entre outros, compõe a feira, com a participação de cerca de dois mil consumidores.

Estrutura – O projeto de aquisição de novos equipamentos vai melhorar a estrutura da feira e garantir a comercialização dos produtos da agricultura familiar. Serão adquiridas mais 99 balanças eletrônicas, quatro barracas, nove freezers, um veículo utilitário para transportes de mercadorias, entre outros itens. O valor dos recursos, oriundos do Ministério do Desenvolvimento Agrário, é de aproximadamente R$ 243 mil.

Atualmente, a área ocupada é de 600 m2 em galpão coberto, onde estão localizadas 130 barracas padronizadas, 13 balanças eletrônicas de referência, um bebedouro, 200 carros de feira, cinco conjunto de mesas e cadeiras plásticas.

A responsabilidade da gestão da Feira do Produtor é da Associação do Agronegócio da Região de João Pessoa (Agroa), que tem 100 associados, com apoio técnico da Emater Paraíba, do escritório regional de João Pessoa, coordenado pela técnica Zilda Figueiredo Lima Abrantes, que juntos formam o Comitê Gestor. A diretoria da Agroa é formada por Severino da Silva Oliveira (presidente), Roseane Costa (vice-presidente), Gláucia Katirene (tesoureira) e Maria Batista Barbosa (secretária).