João Pessoa
Feed de Notícias

Emater celebra 54 anos e resgata o cultivo de semente crioula em Pilar

sexta-feira, 2 de outubro de 2009 - 16:46 - Fotos: 

A 1ª Mostra e a Formação do Banco Comunitário de Sementes Crioulas, Nativas e Naturalizadas Florestais do município de Pilar, região administrativa de Itabaiana, marcaram a celebração dos de 54 anos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB), comemorados na quarta-feira (30). O evento aconteceu no escritório local e serviu para efetuar o cadastramento de dezenas de agricultores familiares que aderiram ao programa.

O coordenador regional da Emater em Itabaiana, Antônio Jocemar, informa que a etapa da mostra faz parte da continuação de um trabalho de preparação de agricultores familiares, em busca da transição agroecológica que teve início no ano passado, também em Pilar, onde foi realizado o Seminário de Agricultura e Pecuária Orgânica, no Museu José Lins do Rego. O trabalho teve continuação no dia 10 de setembro deste ano, com aplicação do Diagnóstico Rural Participativo (DRP) da Comunidade Jacaré.

Conforme explicou Jocemar, as sementes em exposição estão sendo cultivadas na região há muitos anos. “São dos tipos que guardam na carga genética boa parte das melhores características de resistência e adaptabilidade às condições ecológicas locais ou regionais, ideais para a efetivação de uma agricultura sustentável”, disse.

Para o gerente local da Emater em Pilar, o engenheiro agrônomo João Gonçalves, o incentivo ao resgate e conservação da semente crioula “é impulsionado pelos nordestinos, pois remete às nossas tradições, que estão desaparecendo com a chegada das novas gerações de agricultores”.

Treinamento – Com o objetivo de agilizar o processo de elaboração de projetos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), com aprovação em até cinco horas para o agricultor, a Emater e o Banco do Brasil encerraram curso nesta sexta-feira (2) em Serra Branca. Participam 21 extensionistas daquela região, que estão sendo treinados sobre aplicativos do Banco do Brasil para gerenciador financeiro e auto atendimento, Cadastramento Massificado Rural e canal facilitador de crédito.

Da Assessoria de Imprensa da Emater-PB