Fale Conosco

5 de maio de 2009

Emater capacita técnicos em gestão de CMDRS e políticas públicas



Um total de 413 profissionais, entre técnicos e assessores das 15 regiões administrativas da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB), é o público alvo de um curso de capacitação que o órgão está realizando, até o próximo dia 15, sobre gestão de Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentával, unidades responsáveis pela implementação de políticas públicas na agricultura familiar do Estado. A atividade teve início na segunda-feira (4).

Ao final da capacitação, segundo a chefe do Núcleo de Extensão Social da Emater (Nueso), Maria Vilani de Souza Marinho, os participantes irão repassar os conhecimentos adquiridos aos conselheiros municipais, agricultores e parceiros envolvidos no processo de desenvolvimento rural sustentável dos 223 municípios paraibanos. A ação é uma parceria da Emater e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio do conselho estadual do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf), Delegacia Federal da Agricultura e Secretaria do Desenvolvimento Territorial.

Durante os 11 dias de capacitação a programação será intensa. Os extensionistas instrutores ou facilitadores, responsáveis por mais de uma região administrativa estão assim distribuídos: Maria Vilani Marinho ministrará o curso nas regiões de João Pessoa, Campina Grande e Serra Branca; Tereza Cristina de Carvalho em Solânea, Areia e Picuí; Mércia Lucas de Meneses em Cajazeiras, em Sousa e Catolé do Rocha; Isaurina Ferreira Nóbrega nas cidades de Guarabira e Itabaiana; Maria do Socorro Cruz nos municípios de Itaporanga e Princesa Isabel e Maria do Socorro Benígno em Pombal.

A exemplo dessa capacitação e de muitas outras atividades de extensão rural em execução, a nova diretoria colegiada da Emater está empenhada em integrar as ações da empresa com os programas estruturantes do Governo do Estado. A intenção é levar mais tecnologia, informação e conhecimento ao agricultor, principalmente o de base familiar, investindo na melhoria da qualidade de vida de todos os paraibanos.