João Pessoa
Feed de Notícias

Emater capacita técnicos e divulga edital de arranjos produtivos locais

terça-feira, 19 de janeiro de 2010 - 15:34 - Fotos: 

Dando continuidade as ações de assistência técnica e extensão rural iniciadas em 2010, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-PB) em Itaporanga reuniu mais de 30 técnicos das 19 unidades operativas de sua jurisdição para atualizá-los sobre as várias atividades a serem trabalhadas durante todo o ano. Dentre outros temas, foram discutidos assuntos de caráter ambientais, creditícios, organizacionais, produtivos, agroindustriais e comercias, todos de interesse dos agricultores familiares da região.

Durante a reunião, a coordenadora regional Maria de Lourdes Pereira Alves, promoveu a divulgação do Edital de Apoio a Projetos Produtivos do Estado da Paraíba, lançado pelo Governo do Estado em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para apoio dos Arranjos Produtivos Locais (APLs). Segundo a coordenadora uma nova oportunidade se abre para alavancar o desenvolvimento das cadeias produtivas da piscicultura e da apicultura, principais potenciais da região do Vale do Piancó.

Os técnicos participantes do encontro receberam um CD com a cópia do edital a fim de ser multiplicado entre os 19 municípios daquela região e discutido com os Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) por meio da participação popular e institucional. Para o assessor regional, Elton José da Cunha, a Emater em Itaporanga deverá encaminhar dois projetos, um de apicultura e outro de piscicultura que irão contribuir para o desenvolvimento sustentável, formação de capital social e aproveitamento dos potenciais naturais.

Edital – Entre os dias 11 e 13 foram realizadas mesas temáticas para a orientação na elaboração dos projetos nos municípios de Lucena, Guarabira, Campina Grande, Monteiro, Patos e Sousa. A Emater foi representada nos encontros pelo técnico Givanildo Freire, membro do Núcleo de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais. Os APLs poderão solicitar verbas para a inovação tecnológicas, incrementarão do processo produtivo e melhorias estruturais e financeiras. O limite do financiamento para cada projeto, segundo Givanildo, não poderá ultrapassar R$ 600 mil, acrescentando que cabe à Emater apoiar Projetos produtivos cuja produção de bens e serviços estejam conectados à vocação, potencialidades e habilidades humanas nos municípios contemplados pelo programa.

De acordo com o Edital de Apoio a Projetos Produtivos do Estado da Paraíba que tem por finalidade promover a inclusão social por intermédio do desenvolvimento dos arranjos produtivos locais, norteado pelo Programa Produzir Desenvolvimento – PPD, a Paraíba investirá R$ 15,5 milhões em APLs em 2010. Assim, o Estado garante a democratização do acesso aos recursos do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza do Estado da Paraíba – FUNCEP e do Fundo Social do BNDES. Segundo Givanildo, o período para inscrição dos projetos é de 26 de janeiro a 26 de fevereiro, sendo o resultado divulgado no dia Diário Oficial no dia 02 de abril.

Da Assessoria de Imprensa da Emater-PB