João Pessoa
Feed de Notícias

Emater capacita produtores rurais para combater febre aftosa na PB

quinta-feira, 29 de outubro de 2009 - 17:10 - Fotos: 

Dentro da política adotada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB) está intensificando a formação de vacinadores em vários pontos do Estado com objetivo de combater a febre aftosa.
        
Para tanto, está promovendo diversos cursos teóricos e práticos de capacitação sobre patologias que acometem o rebanho paraibano, em especial a aftosa, destinados a criadores e produtores rurais. O último deles, promovido pela coordenadoria regional da Emater de João Pessoa, se encerrou na terça-feira (27) no município de Caaporã e contou com 23 participantes.
       
Ministrado pelo médico veterinário da Emater, Manuelito Borges, o curso foi dividido em duas etapas. A parte teórica versou sobre conhecimentos acerca de determinadas patologias como febre aftosa (seu alto poder de contaminação), raiva, brucelose (bactérias que causam aborto em bovinos) e tuberculose. Já na parte prática, que culminou com o encerramento do curso, os participantes tiveram a oportunidade de vacinar 126 cabeças de gado.
        
O evento foi orientado pelo coordenador regional da Emater de João Pessoa, Guilherme do Nascimento Soares, e organizado pelo gerente da Emater de Caaporã, Cristiano Cavalcante, em parceria com a Prefeitura Municipal local, Banco do Brasil, Conselho Municipal do Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDR) e a Associação Manguba de Dentro.
 
O presidente da Emater, Hermano Araújo, lembrou que o secretário Ruy Bezerra Cavalcanti, da Sedap, está convocando os criadores paraibanos a vacinarem seus rebanhos até este sábado (31), quando termina a campanha de vacinação do Governo do Estado que pretende deixar a Paraíba livre da febre aftosa, com seu rebanho devidamente imunizado.

 

Lourdinha Araújo, da Assessoria de Imprensa da Emater-PB