Fale Conosco

17 de maio de 2013

Emater capacita merendeiras que manipulam produtos da agricultura familiar



As merendeiras da rede pública de município de Santa Terezinha participaram de uma capacitação em segurança alimentar e nutricional, através do beneficiamento de alimentos da agricultura familiar adquiridos pelos Programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), como parte de uma programação definida pela diretoria da Emater com essa finalidade.

Para a realização do evento, a Emater contou com a parceria das prefeituras, por meio das Secretarias municipais de Educação, Agricultura, Finanças e Saúde. A capacitação teve como facilitadoras Maria Stela da Guia Ferreira de Oliveira, Maria Celiane Medeiros, Maria do Carmo M.G. dos Santos, Maria da Conceição Ramos e Maria do Socorro Cruz de Lima, com apoio técnico de Marconi César Palmeira Filho.

Tendo iniciado com uma reflexão a partir de uma mensagem bíblica, na sequência, Maria do Carmo falou sobre a Segurança Alimentar e Nutricional e fez uma explanação sobre os grupos de alimentos. Depois,Maria do Socorro Cruz abordou o tema sobre hábitos alimentares para garantir uma boa saúde, fez a divisão das equipes e atribuiu-lhes as tarefas para desenvolver a parte prática.

Na ocasião, a secretária de Educação municipal, Ângela Pires, falou sobre a importância da capacitação para a melhoria dos trabalhos das merendeiras, como também para a educação, e o secretário de Agricultura Pedro Luna destacou que o evento é um incentivo ao uso de produtos da Agricultura Familiar na Alimentação Escolar. A secretária de Saúde, Vilma Carlos Alves Felix, disponibilizou a Secretaria para atuar em parceria e, em seguida, a equipe da Vigilância Sanitária distribuiu kit higiênico (avental, touca, máscara e luvas) com os participantes. O secretário de Finanças, Manoel Messias, também participou do evento.

Ao final do treinamento, houve a parte prática sobre o que foi aprendido. Foram trabalhadas as seguintes alternativas alimentares: mingau multimistura com jerimum (servido como entrada); suco de jerimum com maracujá; suco couve sprit (couve+limão+maracujá); strogonoff nutritivo; sopa de jerimum com batata doce; feijão enriquecido com farofa; arroz com frango.

Dia das Mães – A Emater participou das comemorações do Dia das Mães, no domingo passado, na comunidade Santana, no município de Santa Terezinha. A programação incluiu uma missa na Igreja de Senhora Santana, no mesmo local, e, na Casa Paroquial, houve apresentações musicais, mensagens alusivas a data e distribuição de presentes.

A assistente social da Emater, Maria Stela da Guia Ferreira de Oliveira, destacou a importância do evento para confraternização e a partilha entre os agricultores familiares, principalmente as mulheres agricultoras que são assessoradas pela Emater. O evento foi coordenado por membros da associação comunitária, do grupo de jovens e professoras, contando com a colaboração de toda comunidade e com a parceria do gestor público municipal, da Emater local e de empresários da comunidade.