Fale Conosco

24 de outubro de 2011

Emater capacita merendeiras para diversificação do cardápio escolar



Merendeiras do município de Curral de Cima, que integra a região geoadministrativa de João Pessoa, participam nestas quarta e quinta-feira (26 e 27) de uma capacitação sobre segurança alimentar que será feita pela Emater. O objetivo é trocar experiências com sabores e técnicas para diversificar a alimentação oferecida nas escolas.

As merendeiras serão orientadas sobre as maneiras corretas de manipulação, congelamento e higiene dos alimentos. O reconhecimento da culinária local como importante traço de identidade cultural e os bons hábitos alimentares também integram a programação do curso, que será ministrado pelas extensionistas sociais da Emater Jacileide Andrade Vieira e Mônica Maria de Castro.

O encontro acontece na sede da Secretaria de Educação do município, em parceria com a Prefeitura Municipal.

De acordo com a coordenadora regional da Emater, Zilda Abrantes, essas capacitações são ferramentas importantes, porque os participantes se tornam multiplicadores dos conhecimentos nas comunidades onde moram.

Segundo ela, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), tem realizado amplo trabalho de divulgação e incentivo ao fornecimento de produtos da agricultura familiar para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), beneficiando milhares de paraibanos.

A meta da Emater Paraíba, segundo o presidente Giovanni Medeiros, é capacitar em segurança alimentar merendeiras da rede pública de ensino em diversos municípios. Iniciando pela região geoadministrativa de João Pessoa, já foram treinadas 80 participantes em Caaporã e Sobrado. Deverá acontecer ainda neste ano, mais sete cursos nos municípios do Conde, Pitimbu, Capim, Cuité de Mamanguape, Mataraca, Marcação e Mamanguape.