Fale Conosco

25 de junho de 2013

Emater cadastra agricultor para receber benefício da Tarifa Verde



Os agricultores familiares que trabalham usando o sistema de irrigação estão sendo cadastrados pela Emater para acesso ao benefício instituído e lançado no mês passado pelo Governo do Estado, a partir de parceria com a Energisa. Com o programa, denominado de “Tarifa Verde”, o agricultor terá redução em até 73% na tarifa de consumo no horário das 21h30 às 6h. A meta é atender a quatro mil agricultores familiares até dezembro de 2015.

Depois do lançamento do “Tarifa Verde” pelo governador Ricardo Coutinho, a diretoria Técnica da Emater e o assessor do Programa, José Marinho de Lima, estão visitando todos os escritórios regionais da empresa para transmitir as orientações técnicas e recomendações administrativas para sua execução. Na semana passada, estiveram em Patos, Pombal, Sousa e Cajazeiras e já mantiveram reunião com os técnicos das regionais de João Pessoa e Solânea.

Para ter acesso ao benefício, o agricultor deve possuir a Declaração de Aptidão de Produtor (DAP) fornecida pela Emater, ter na sua propriedade água em qualidade e quantidade suficiente para executar suas atividades agrícolas, solo com capacidade para irrigação e contar com os equipamentos para a prática da irrigação.

Depois de feito o cadastramento, a Emater enviará à Secretaria da Agropecuária e da Pesca (Sedap), que fará a seleção e encaminhará para a Energisa, autorizando a instalação dos medidores de dupla-tarifa.

A redução dos custos de energia elétrica destina-se ao sistema de irrigação eficiente (microarpersão, gotejamento e aspersão convencional), contribuindo para uso racional da água, solo e energia elétrica. Também caberá à Emater a assistência técnica continuada.

Todo o esforço é no sentido de que os agricultores familiares contemplados possam merecer atenção quando à sua organização social e produtiva, a fim de que a geração do trabalho e da renda promovam melhoria na condição de vida”, explicou o diretor técnico da Emater, Erasmo Lucena.