João Pessoa
Feed de Notícias

Emater avalia a atuação do Programa ‘Arca das Letras’ em Pedras de Fogo

quarta-feira, 11 de novembro de 2009 - 15:16 - Fotos: 
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB) promove no próximo dia  24, a 1ª Avaliação do Programa ‘Arca das Letras’, que será realizada na Associação Rural do Assentamento Nova Aurora, em Pedras de Fogo, e irá reunir mais de 70 participantes da cidade e também do município de Gurinhém.

Durante todo o dia, serão discutidas as questões relativas à construção de um projeto de educação em nível municipal e a necessidade de observação das diretrizes e princípios da educação básica nas escolas do campo.

A programação do encontro consta de apresentação de vídeos, palestras sobre educação do campo e um trabalho em equipes com a finalidade de avaliar o desenvolvimento das ações do Programa nestes municípios.

“Iremos mostrar com esse encontro como o Arca das Letras contribuiu nas comunidades ao longo de dois anos, e também quais os pontos a serem melhorados a fim de fortificá-lo”, destacou a coordenadora do programa, Ivanalda Di Lorenzo, assessora estadual do Núcleo de Extensão Social (NUESO) da Emater-PB.

Na ocasião, estarão presentes representantes da Emater-PB, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), das Prefeituras de Pedras de Fogo e de Gurinhém, do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), assim como os 44 agentes de leituras dos municípios participantes.  

O Programa Arca das Letras é um projeto executado pela Emater-PB em parceria com o MDA que leva bibliotecas para comunidades da zona rural. Essas arcas são compostas por cerca de 300 livros e ficam localizadas em residências de famílias da comunidade ou em associações rurais.

De acordo com Ivanalda Di Lorenzo, essas bibliotecas se encontram nesses locais para um melhor acesso da comunidade, sendo os agentes de leitura os responsáveis por essas Arcas. “Elas estão disponíveis toda hora, inclusive nos finais de semana”, disse.

Lourdinha Araújo, Assessora de Imprensa da Emater- PB