João Pessoa
Feed de Notícias

Emater assinará convênio com Ministério da Pesca para beneficiar pescadores da Zona da Mata

quarta-feira, 8 de junho de 2011 - 18:20 - Fotos: 

A Emater Paraíba e o Ministério da Pesca e Aquicultura firmarão convênio até o final deste mês destinado a implantação do Programa de Desenvolvimento da Pesca e da Aquicultura no Litoral da Paraíba.

Pelo projeto serão beneficiados direta e indiretamente 6.340 pescadores artesanais e aquicultores familiares em 13 municípios, com recursos de R$ 422.218,00. A Emater colocará à disposição do programa três agrônomos, cinco zootecnistas, três veterinários, dois economistas, um nutricionista, um assistente social, um engenheiro de produção, dois técnicos de nível médio, dois biólogos e dois engenheiros de pesca.

A parceria foi definida durante a vinda à Paraíba da ministra Ideli Salvati (Pesca). Ela se reuniu com o governador Ricardo Coutinho, com o secretário do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Marenilson Batista, e o presidente da Emater, Giovanni Medeiros.

O objetivo do convênio é permitir a capacitação, assistência técnica e extensão pesqueira e aquicola na Zona da Mata Norte e Zona da Mata Sul, e outros agricultores familiares. “Parte da produção será destinada à merenda escolar”, explica Giovanni Medeiros.

Tão logo o convênio seja assinado, os trabalhos serão iniciados, devendo ser concluídos até dezembro de 2012. Serão realizadas oficinas de capacitação, cursos, palestras, reuniões e visitas técnicas.

O secretário do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Marenilson Batista, informou que na Paraíba existem 1.707 açudes em 112 municípios aptos a criação de peixe, além de duas estações de piscicultura em Itaporanga e Marizópolis, que produzem juntas mais de 10 mil alevinos ao ano.