Fale Conosco

14 de maio de 2013

Emater aproveita Festa do Carreiro para orientar agricultor sobre convivência com estiagem



A Emater vai aproveitar a Festa do Carreiro, que acontece nesta quarta-feira (15), em Água Branca, próximo a Princesa Isabel, para fazer o lançamento da Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa e manejo de rebanhos em período da estiagem, numa ação realizada em parceria com a Prefeitura Municipal, Paróquia Nossa Senhora da Conceição, com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, visando manter viva a tradição de carro de bois no Sertão, meio de transporte que não tem altos custos de manutenção.

Segundo o coordenador regional da Emater em Princesa Isabel, Hermes Maia Pereira, essa é uma oportunidade que a Emater está tendo para mostrar aos agricultores familiares do município a importância de manejo do rebanho em período de estiagem. “Trata-se da 38ª Noite do Carreiro de Água Branca, mas aproveitamos o período da manhã para executar uma programação educativa”, comentou.

A programação, que começa às 7h com a recepção e inscrições dos participantes, segue com uma demonstração de métodos de contenção contra a febre aftosa, pelo médico veterinário Edson Virgulino. O Dia de Campo, que também acontecerá como parte da programação, vai abordar vários temas de interesse do criador, como manejo dos rebanhos em período de seca, orientação sobre dez medidas a serem tomadas na escassez de água e alimentos, por Aline Ferreira; Manejo Reprodutivo em período de seca, por Giam Libano; Manejo Sanitário, por Lídio Ricardo; e Manejo Alimentar e Nutricional, por Robison Lira.

Ainda durante o evento serão oferecidos serviços de atualização de cadastro de criadores, com a participação de Jailson Virgulino. Os criadores tomarão conhecimento sobre “práticas de descorna” com ferro e cirúrgica, castração com “burdizio” e cirúrgica, marcação e tratamento de lifadenite. A vacina contra febre aftosa realizada no evento será patrocinada pela Prefeitura Municipal de Água Branca.

Na parte da tarde, haverá a concentração dos carreiros, e às 17h, procissão e celebração da Santa Missa, seguida de confraternização e, a partir das 19h30, festa com a banda Caboclinhos do Forró.