Fale Conosco

15 de junho de 2009

Emater apóia projeto de fortalecimento e ampliação da extensão rural no País



Os resultados do trabalho desenvolvido pela extensão rural no Brasil e o fortalecimento de suas atividades foram apresentados ao ministro das Relações Institucionais do Governo Federal, José Múcio, pela diretoria da Associação Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), durante reunião no dia 9 deste mês em Brasília, segundo documento enviado ao presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB), Hermano Araújo.

De acordo com o documento, as propostas de ampliação e fortalecimento da assistência técnica e extensão rural do País incluem, principalmente, alteração na forma de repasses de recursos públicos, que atualmente é feita através de convênios com vários ministérios, o que é considerado burocrático e dificulta o trabalho das instituições filiadas à Asbraer, segundo a opinião da maioria dos técnicos que participaram do encontro. Essa é também a opinião do presidente da Emater-PB.

Para o presidente da Asbraer, José Silva, a alteração na forma de repasse de recursos vai garantir um horizonte de sustentabilidade à extensão rural no País, por meio de legislação específica e ações direcionadas, além de sintonizadas com a realidade no campo.

“Estamos propondo o comprometimento de todas as organizações da área para garantir a sustentabilidade política, institucional e econômica da extensão rural. A meta é criar a Lei Geral de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) e assegurar os recursos de forma continuada, bem como permitir seu repasse com agilidade, fora do formato dos burocráticos convênios”, finaliza o presidente.

Ele revelou também que o ministro José Múcio se mostrou satisfeito com os resultados obtidos pelas instituições de ATER e ressaltou que atualmente o cenário é favorável aos projetos relacionados à agricultura familiar. O ministro também ofereceu seu apoio para articular junto ao ministro Guilherme Cassel, do Desenvolvimento Agrário, propostas para ampliar e fortalecer o trabalho de ATER no Brasil.

Da Assessoria de Comunicação da Emater-PB