João Pessoa
Feed de Notícias

Emater apóia fundação entidade sindical no Vale do Piancó

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010 - 15:13 - Fotos: 

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB) desde meados dos anos 80 vêm apoiando a organização do homem do campo, originalmente por intermédio dos Núcleos de Integração Rural, e hoje, por meio das associações e sindicatos que representam os agricultores familiares.

A partir de agora, os mais de 12.000 agricultores familiares do Vale do Piancó serão beneficiados, com a criação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais na Agricultura Familiar da região de Boa Ventura, Itaporanga e Pedra Branca. 

A fundação do sindicato, oficializada no último dia 30 na cidade de Itaporanga, irá proporcionar para os agricultores o acesso às políticas públicas disponíveis, desenvolvendo, desta maneira, o setor social, econômico e ambiental da região.

De acordo com a coordenadora regional do escritório da Emater em Itaporanga, Maria de Lourdes Pereira Alves, só no seu município de atuação existem mais de 90 associações que farão parte deste sindicato, que agrega os agricultores familiares de toda a região, público alvo das ações da Emater-PB.  “A Emater-PB sendo o braço forte da agricultura familiar, irá apoiar esse movimento de integração de instituições, realizando trabalhos de extensão rural e assistência técnica no Vale do Piancó”, disse. 

Para o engenheiro de Pesca e assessor regional da Emater em Itaporanga, Elton José da Cunha, a construção de parcerias entre os agricultores familiares por meio dos sindicatos, associações, bancos, entidades públicas e organizações não governamentais com a Emater irá contribuir com o desenvolvimento do meio rural, ajudando a fixar o homem no campo. “Temos sempre que ter como objetivo final, a melhoria de vida dos agricultores familiares, o foco da extensão rural”, lembrou.

Participaram do encontro de fundação do sindicato, representantes da Emater-PB, das prefeituras parceiras, das associações rurais, da Câmara dos Vereadores, do sindicato de trabalhadores rurais e da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Estado da Paraíba (Fetraf-PB).
 

Da Assessoria de Imprensa da Emater-PB