João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo destaca êxito do Cidade Madura durante Fórum de Moradias para a Longevidade

quinta-feira, 9 de novembro de 2017 - 14:06 - Fotos:  Divulgação

O governador Ricardo Coutinho participou, nesta quinta-feira (9), em São Paulo, do Fórum de Moradias para a Longevidade, que aborda tendências de projetos residenciais para idosos e experiências bem sucedidas de habitação para este público no Brasil e no exterior. Na ocasião, o governador apresentou o Cidade Madura, condomínio dedicado exclusivamente para pessoas idosas que obteve reconhecimento nacional. O Fórum é uma realização conjunta do jornal Estadão, Sindicato de Habitação de São Paulo (Secovi-SP) e Immaginare.

Na oportunidade, Ricardo participou do debate “PPPs e habitações econômicas para a longevidade” e ressaltou a experiência exitosa alcançada pela Paraíba com a implantação, desde 2014, do Cidade Madura. Também foi exposto um vídeo institucional sobre a realidade vivida neste modelo de condomínio.

“É muito importante discutir uma política habitacional para idosos, isto é uma necessidade nacional. O Cidade Madura oferece todas as condições de habitabilidade para pessoas acima dos 60 anos e envolve o conceito de promoção da convergência entre os idosos. É uma experiência construída com recursos próprios e que vem dando muito certo na Paraíba. O Cidade Madura é exclusivo para idosos e faz com que as pessoas disponham da estrutura que necessitam nesta fase diferenciada”, destacou Ricardo Coutinho.

O governador lembrou que os municípios de João Pessoa, Campina Grande, Cajazeiras e Guarabira possuem este tipo de condomínio e, em breve, as cidades de Sousa e Patos também ganharão o Cidade Madura com todos os itens necessários para o bem estar e segurança do idoso. “Estes espaços, que foram construídos em locais estratégicos das cidades, vêm melhorando a qualidade de vida e tendo um impacto positivo no cotidiano da população idosa. Não é apenas a estrutura, mas também o cuidado com a saúde e o lazer dos idosos”, avaliou.

Vale lembrar que o Cidade Madura conquistou o Selo Mérito 2015, uma premiação da Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC) e do Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano; e ainda ganhou destaque na mídia nacional com reportagens sendo considerado referência em moradia pública.

Durante o Fórum de Moradias para a Longevidade, também foram discutidos assuntos como Cohousing (modelos e alternativas arquitetônicas); Parcerias Público-Privadas e moradias públicas para a longevidade; O mercado grisalho brasileiro e Moradias para o público sênior no Brasil, entre outros temas.

Estrutura – Cada condomínio Cidade Madura conta com 40 unidades habitacionais (com área de cerca de 54m² cada) totalmente adaptadas às necessidades das pessoas idosas, com barras de apoio no banheiro e rampas de acesso. O residencial possui também guarita de vigilância, uma praça, pista de caminhada, redário, equipamentos para ginástica, sala de atendimento médico, centro de vivência e uma horta comunitária. A área é toda urbanizada dentro das normas de acessibilidade.